MPBixa e MPBTrans
O “corre” pela visibilidade de uma cena musical emergente em contexto digital
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-9Resumo
Neste artigo analiso a emergência de uma cena musical autodenominada “MPBTrans e MPBixa”. A cena em questão é composta por um conjunto variado de artistas, com diferentes formas de identificação dissidentes de gênero, sexualidade e raça, de modo que dou destaque para pessoas transexuais e/ou travestis que têm produzido a cena – tal como o fazem Linn da Quebrada, MC Xuxú e Jup do Bairro. Seus materiais audiovisuais abordam a violência transfóbica cotidiana, a invisibilidade das dissidências de gênero, assim como sexo, prostituição desejo e sexualidade, dentre outros. Desse modo, engajam uma audiência ora comercial e midiática, ora que demanda por representatividade política nessas produções. A partir de uma etnografia que vem sendo construída em ambientes on-offline e de revisão de literatura, abordo elementos que demarcam um conjunto de circunstâncias sociais e políticas que possibilitaram a emergência da cena, tendo como ponto de análise a inserção nas plataformas de mídias digitais, tais como o Instagram, YouTube e Twitter, espaços em que o “corre” pela visibilidade acontece.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelas pessoas autoras, na qualidade de titulares do direito de autoria do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, as pessoas autoras, ao procederem à submissão do(s) artigo(s) à Revista e, por conseguinte, à cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remuneradas pela publicação de seu manuscrito no periódico, independentemente da seção.
A Revista encontra-se licenciada sob a Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
No ato da submissão de seus artigos à REBEH, as pessoas autoras automaticamente aceitam e concordam expressamente com os termos da licença, que se aplica a todos os manuscritos publicados por esta Revista.

