A Parentalidade de Homens Trans
Uma Revisão Integrativa
DOI:
10.29327/2410051.6.20-4Resumo
O presente artigo tem por objetivo fornecer uma revisão integrativa da literatura atual sobre a parentalidade de homens trans, abordando questões como o acesso à fertilidade assistida, experiências de gravidez e parto e criação de filhos. O artigo tem como meta destacar as necessidades e desafios enfrentados por homens trans que se tornam pais e fornecer informações relevantes para profissionais de saúde, pesquisadores e defensores dos direitos de pais LGBTQIA+. Para tanto, realizou-se uma busca nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal da CAPES) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), em que foram selecionados artigos publicados de 2013 a 2023, nos idiomas português e inglês. O texto discute como as estruturas simbólicas e sociais da parentalidade ditadas por famílias tradicionais afetam a vivência dos homens trans e sua relação com seus filhos, levando a problemas de saúde mental e eventos traumáticos. Destaca-se a importância das políticas públicas em saúde para garantir que os homens trans tenham acesso a serviços de saúde mental e suporte emocional durante a gravidez e paternidade, além de combater a discriminação e estigma através de campanhas de conscientização e programas de educação
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.