A fluidez da transição
Biologia, sociabilidades e violência nas relações de gênero no webcomics “Fluidum”
DOI:
10.29327/2410051.6.21-6Resumo
Este artigo delineia alguns aspectos da representação de gênero na webcomic “Fluidum”, publicada no Instagram em 2018 e, posteriormente, no Webtoon, em 2020. A ação se passa em um futuro próximo imaginário, quando todos nascem com dois corpos, um de cada sexo biológico. Ao completar 21 anos, deve-se escolher um deles, uma decisão que afeta as pessoas para o resto de suas vidas. A história em quadrinhos é centrada na dúvida, ou mesmo recusa, de alguns personagens em escolher, o que leva a um conflito que se apresenta como foco deste artigo: a necessidade de escolher um corpo biológico vs. a liberdade de transitar entre eles. O artigo aborda essa questão a partir de aspectos dos estudos de Foucault sobre corpo e sexualidade, e pautado em uma análise de contéudo, argumenta-se que, nesse webquadrinho, a identidade de gênero, embora aberta, ainda está tensionada com uma perspectiva biológica nas questões de identidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.