Exercício de parentalidades por pessoas LGBTQIA+

disputas de sentidos no discurso judicial brasileiro

Autores

DOI:

10.29327/2410051.6.20-8

Resumo

Este trabalho discute desafios relativos a especificidades do exercício de parentalidades LGBTQIA+ no contexto brasileiro contemporâneo, tomando como corpus empírico extratos de decisões judiciais, como representativos do discurso e de concepções vigentes no país acerca daquele segmento social. Busca-se analisar referências teóricas e históricas que os fundamentam, em diálogo com a tríade de conceitos de Pierre Bourdieu – habitus, capital cultural e campo –, articuladas a estudos sobre famílias, parentalidade e relações de gênero. Esse ensaio aproximativo da temática autoriza a registrar a efervescência de intensa disputa de significados acerca de parentalidade e da equidade (ou não) no acesso e na legitimidade ao seu exercício por todas as pessoas que assim o desejem.

Biografia do Autor

Inês Alegria, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Possui graduação em Historia pela Universidade Federal Fluminense (1985), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil especialmente nas áreas de Família e Criança e Adolescente. Professora de Direito da Criança e do Adolescente e Direito de Família para alunos do curso de Direito, Direito e Legislação Social para Serviço Social e Legislação Social ara Administração. Instituições de Direito para EconomiaProfessora do Núcleo de Prática Jurídica.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Oliveira, A. C., & Rocumback, I. A. (2023). Exercício de parentalidades por pessoas LGBTQIA+: disputas de sentidos no discurso judicial brasileiro. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 162–182. https://doi.org/10.29327/2410051.6.20-8

Edição

Seção

Dossiê Temático: Parentalidades LGBTQIA+: desafios e experiências