Arlequina em Aves de Rapina:

Um novo quadro de referência em uma narrativa de super-heróis?

Autores

  • Caroline Kuviatkoski de Barros carol.kbarros@hotmail.com
    41996759197
  • Regiane Regina Ribeiro regianeribeiro5@gmail.com

Resumo

Os filmes de super-heróis são produtos inseridos na lógica mainstream, que incorporam discursos políticos e sociais e contribuem para a construção das representações de gênero e sexualidade. Compreendendo o cinema enquanto tecnologia de gênero e tendo como recorte empírico a personagem Arlequina, têm-se a seguinte questão de pesquisa: como a personagem Arlequina no filme Aves de Rapina negocia as condições de visibilidade e um possível novo quadro de referência em uma narrativa de super-herói? O objetivo geral é identificar as negociações de sentido que se dão na construção de um possível novo quadro de referência. Os objetivos específicos são: discutir o conceito de cinema de mulheres (LAURETIS, 1984) e problematizá-lo na experiência cinematográfica da representação feminina no filme em questão; e tensionar as negociações da representação feminina com a Jornada da Heroína enquanto protocolo metodológico. O aporte teórico engloba, sobretudo, Teresa de Lauretis (LAURETIS, 1984; 1987; 1994) para a discussão de tecnologia de gênero e cinema de mulheres, Claire Johnston sobre o contra-cinema (1973), além de Frédéric Martel (2013) em referência ao mainstream. A metodologia envolveu a identificação de cinco etapas da Jornada da Heroína (MURDOCK, 2013) no filme, bem como a seleção de cenas representativas de tais estágios. A análise das cenas foi feita com foco nos aspectos estético-verbais, por meio da transcrição dos diálogos. Em segundo plano, os cenários foram analisados enquanto aspectos estético-visuais, seguindo a proposição da Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2002). Os resultados apontam que o filme negocia sentidos sobre a representação feminina, ao mesmo tempo que reforça e rompe com estereótipos e com a Jornada da Heroína. Aves de Rapina sinaliza possibilidades da construção de um cinema de mulheres no universo de super-heróis.

Biografia do Autor

Caroline Kuviatkoski de Barros, 41996759197

Mestra em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR, na linha de pesquisa Comunicação e Formações Socioculturais. Graduada em Comunicação Social pela UFPR. É membro dos grupos de pesquisa NEFICS - Núcleo de Estudos em Ficção Seriada e OBITEL - Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva. Atuou como bolsista de Comunicação na Agência Escola UFPR, projeto focado na divulgação científica e cultural da Universidade. 1º lugar no Prêmio Abrapcorp Jovem Pesquisador 2020 - Categoria Melhor Monografia de Relações Públicas.

Regiane Regina Ribeiro

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - SP. Tem graduação em Comunicação Social. Líder do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): NEFICS - Núcleo de Estudos em Ficção Seriada. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na linha de pesquisa Comunicação e Formações Sócio-Culturais. Atualmente é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design e coordena a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Tem experiência na interface Comunicação e Cultura, Comunicação e Audiovisual, Comunicação Pública e Organizacional, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Diversidade Cultural, Representações Sociais, Estudos de Gênero, Multiculturalismo, Mídia e Ciência, Mídia e Consumo.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Kuviatkoski de Barros, C., & Regina Ribeiro, R. (2023). Arlequina em Aves de Rapina:: Um novo quadro de referência em uma narrativa de super-heróis?. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 487–517. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15493

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre