“Let me blow up this house tonight”
Narrativas jornalísticas sobre a expressão estética de Madonna no Grammy Awards 2023
DOI:
10.29327/2410051.6.21-10Resumo
O propósito deste trabalho é compreender como Madonna construiu e vendeu sua imagem durante seus anos de carreira, adquirindo admirações e críticas de diferentes públicos. Para isso, realizamos uma análise bibliográfica a fim de entender a trajetória da artista, suas lutas a favor da diversidade de sexualidade e gênero, assim como a reconstrução de suas imagens midiáticas durante quatro décadas de trabalho. Além disso, analisamos três colunas da Folha de São Paulo, um dos maiores jornais brasileiros, a respeito da expressão estética da cantora no Grammy Awards, realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 5 de fevereiro de 2023. Considerando aspectos como gênero e idade, utilizamos a análise de narrativas para fazer uma leitura crítica e aprofundada das colunas: “Madonna rebate críticas sobre o rosto inchado: pega no preconceito de idade e da misoginia” (7 de fevereiro de 2023); “Criticar aparência de Madonna não é, necessariamente, etarismo ou misoginia” (10 de fevereiro de 2023); e “Madonna mostrou o que é ser uma ‘velha ridícula’ na noite do Grammy” (10 de fevereiro de 2023). Seguindo as diretrizes de Bastos e Biar (2015), consideramos que a análise de narrativas é um método qualitativo, interpretativo e dialógico capaz de descrever eventos, períodos históricos e perspectivas sociais de determinada sociedade. Em conclusão, a Folha de São Paulo produziu múltiplos sentidos a respeito das plásticas, das roupas e dos comportamentos de Madonna na noite do evento. O mesmo jornal que divulgou narrativas misóginas e etaristas a respeito desta referência da cultura pop, incentivando preconceitos sobre gênero e idade, também abriu um espaço para lembrar produções que marcaram o passado e divulgar trabalhos atuais e futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.