A cultura pop é currículo!
Tiago Iorc e as novas masculinidades
DOI:
10.29327/2410051.6.20-20Resumo
Em um cenário cultural de profundos efeitos dos feminismos sobre as subjetividades dos homens, este artigo, inspirado nas teorias pós-críticas de currículo, nos Estudos de Performance e nos Estudos Culturais da Educação, busca compreender de que forma as novas configurações performativas de masculinidades são construídas, fazendo uso do videoclipe Masculinidade (2021) do cantor Tiago Iorc. Por meio de uma análise cultural, argumenta-se que uma nova configuração de masculinidade cruza o currículo-performance de Tiago Iorc no videoclipe, nos mostrando a força pedagógica da cultura pop na tessitura de novos mundos possíveis. Conclui-se que o cantor, mesmo partindo de um lugar de privilégio branco e cisnormativo que, de uma certa forma, põe em novos termos a sua subversão de gênero, tenta mobilizar novos significados para as masculinidades, contribuindo para a fertilização do debate público.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.