A cultura pop é currículo!

Tiago Iorc e as novas masculinidades

Autores

Resumo

Em um cenário cultural de profundos efeitos dos feminismos sobre as subjetividades dos homens, este artigo, inspirado nas teorias pós-críticas de currículo, nos Estudos de Performance e nos Estudos Culturais da Educação, busca compreender de que forma as novas configurações performativas de masculinidades são construídas, fazendo uso do videoclipe Masculinidade (2021) do cantor Tiago Iorc. Por meio de uma análise cultural, argumenta-se que uma nova configuração de masculinidade cruza o currículo-performance de Tiago Iorc no videoclipe, nos mostrando a força pedagógica da cultura pop na tessitura de novos mundos possíveis. Conclui-se que o cantor, mesmo partindo de um lugar de privilégio branco e cisnormativo que, de uma certa forma, põe em novos termos a sua subversão de gênero, tenta mobilizar novos significados para as masculinidades, contribuindo para a fertilização do debate público.

Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE) e do Ensaio – Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB). ORCID id: 0000-0002-5536-064X E-mail: ateneu7@gmail.com

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Silva Junior, A. O. da. (2023). A cultura pop é currículo! Tiago Iorc e as novas masculinidades. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 460–487. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15365

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre