Análise comparativa da percepção dos processos de envelhecimento entre pessoas transgêneros e cisgêneros do brasil

Autores

  • Xisto Rodrigo Rocha de Sousa xistorrocha@gmail.com
    Universidade de Brasília (UnB) http://lattes.cnpq.br/4244397854600679
  • Guilherme Felipe Martinez hanviolets@gmail.com
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione ichariglione@gmail.com
    Universidade de Brasília

Resumo

Na história do campo de pesquisa gerontológica, pouco se utilizou de marcadores sociais para investigar a velhice, uma vez que era considerada uma experiência universal a todos. Contudo, a partir do fim da década de 1960, surge a “Gerontologia LGBT”, que tem estudado os processos de envelhecimento dessa população, considerando suas dimensões biopolíticas e sociais. O presente estudo propôs investigar e analisar as diferentes percepções do processo de envelhecimento entre pessoas transgêneros e cisgêneros do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória que avaliou 12 pessoas por meio de entrevista semiestruturada realizada de maneira online. Os resultados foram analisados através do software IRaMuTeQ pelo método de classificação hierárquica descendente, análise lexicográfica e nuvem de palavras. Concluiu-se que é urgente que se pense em processos de envelhecimento plurais para além do que é estabelecido enquanto norma e padrão social.

Biografia do Autor

Xisto Rodrigo Rocha de Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciando em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduando em Psicologia Sócio-Histórica e Cultural pelo Instituto de Psicologia Sócio-Histórica (IPSH). Integra a Articulação Nacional de Psicólogas/os/es Trans do Brasil (ANPTrans).

Guilherme Felipe Martinez

Graduando em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como pesquisador na área de Neuropsicologia e compõe o grupo pesquisador de Intervenções Psicossociais, vinculado à Universidade de Brasília, atuante na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Universidade de Brasília

Psicóloga. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília. Atualmente é professora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (PGPDE) na Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Rocha de Sousa, X. R., Martinez, G. F., & Freitas Soares Chariglione, I. P. (2023). Análise comparativa da percepção dos processos de envelhecimento entre pessoas transgêneros e cisgêneros do brasil. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 393–410. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15354

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre