Femslash e afirmação de identidades de gênero e sexualidade dissidentes no fandom de She-Ra e as Princesas do Poder

Autores

Resumo

Este artigo discute, a partir do fandom da série infantil She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 2018), como audiências queer relacionam-se com textos que rompem com padrões cisheteronormativos. Com base em 621 respostas de fãs da animação submetidas via formulário eletrônico, foi traçado o seu perfil sociodemográfico, com maioria formada por jovens mulheres LGBTQIAPN+. Com o desfecho da série, fãs passaram a consumir fanfics femslash para continuar em contato com a história. Conclui-se que fãs preferem tramas passadas em universos alternativos, que giram em torno do casal principal, e histórias que relatem sofrimento, dor e conflitos emocionais, mas com final feliz, numa celebração de representações positivas de pessoas queer e na construção coletiva de um ambiente em que identidades queer são normalizadas.

Biografia do Autor

Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora da equipe UFPE do Obitel Brasil - Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva. integrante do Observatório de Mídia da mesma instituição. Jornalista, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Co­coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e da equipe da Rede Obitel­Brasil UFJF. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Alfabetização Midiática.

Diego Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Jornalista e mestre em Comunicação também pela UFPE.

Downloads

Publicado

2024-01-11

Como Citar

Almeida Rodrigues Lima, C., Sigiliano, D., & Gouveia, D. (2024). Femslash e afirmação de identidades de gênero e sexualidade dissidentes no fandom de She-Ra e as Princesas do Poder. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 304–333. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15347

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop