Femslash e afirmação de identidades de gênero e sexualidade dissidentes no fandom de She-Ra e as Princesas do Poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-13


Resumo

Este artigo discute, a partir do fandom da série infantil She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 2018), como audiências queer relacionam-se com textos que rompem com padrões cisheteronormativos. Com base em 621 respostas de fãs da animação submetidas via formulário eletrônico, foi traçado o seu perfil sociodemográfico, com maioria formada por jovens mulheres LGBTQIAPN+. Com o desfecho da série, fãs passaram a consumir fanfics femslash para continuar em contato com a história. Conclui-se que fãs preferem tramas passadas em universos alternativos, que giram em torno do casal principal, e histórias que relatem sofrimento, dor e conflitos emocionais, mas com final feliz, numa celebração de representações positivas de pessoas queer e na construção coletiva de um ambiente em que identidades queer são normalizadas.

Biografia do Autor

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco

    Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora da equipe UFPE do Obitel Brasil - Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva. integrante do Observatório de Mídia da mesma instituição. Jornalista, mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE.

  • Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Co­coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e da equipe da Rede Obitel­Brasil UFJF. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Alfabetização Midiática.

  • Diego Gouveia, Universidade Federal de Pernambuco

    Professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Jornalista e mestre em Comunicação também pela UFPE.

Downloads

Publicado

11-01-2024

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gêneros, Sexualidades e Cultura Pop

Como Citar

Femslash e afirmação de identidades de gênero e sexualidade dissidentes no fandom de She-Ra e as Princesas do Poder. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(21), 304-333. https://doi.org/10.29327/2410051.6.21-13