Transversalizando a prática do professor homem na Educação Infantil

Autores

Resumo

A docência masculina no campo da educação infantil é considerada um recorte dentro da categoria profissional, cuja predominância é hegemonicamente feminina. Por representarem uma diversidade em seus contextos laborais, os homens que se dedicam a esta práxis encontram frequentemente barreiras das mais diversas naturezas. Este artigo teve como escopo dissertar sobre o estigma que esses professores vivenciam/enfrentam a partir da articulação de estudos que atravessam as temáticas das masculinidades, dos dispositivos de gênero e das relações subjetivas diante das representações do poder, do saber e das construções discursivas. Resultou-se que, o “preconceito” acompanha os micro e macro contextos das vivências do pedagogo, que está relacionado as problemáticas da divisão sexual do trabalho, do estereótipo da mulher como cuidadora e do homem como um perigo cuja masculinidade é questionada ao trabalhar na educação infantil.

Biografia do Autor

RENAN MOTA SILVA, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (PPGP/UFPA) atual. Mestre em Educação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEA/UFRRJ) 2021. Possui Pós-graduação Lato-sensu em Educação Quilombola (2019), Educação a Distância e Docência do Ensino Superior (2018) e Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Infantil (2016) pela Faculdade Venda Norte do Imigrante/ES. Licenciado em Pedagogia (2014) pela Universidade Estácio de Sá. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - (ABPN). Possui experiência na área de Educação Decolonial. Pesquisador do Grupo de Estudos Decoloniais (GED/UFRRJ) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão (UFPA). Pesquisou comunidades de povos tradicionais com foco em memória, cidadania, direitos e educação, via epistemologia decolonial. Atualmente, pesquisando Trajetórias de Professores na Educação Infantil: memórias, resistências e subjetividades sob orientação do Prof. Dr. Leandro Passarinho Reis Junior. 

Leandro Passarinho Reis Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pós-Doutor em Psicologia/Departamento de Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em EDUCAÇÃO pela UEPA. Possui graduação em PSICOLOGIA e CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Federal do Pará, PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é Professor Adjunto III da Faculdade de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor-Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Tem experiência na área de PSICOLOGIA com ênfase em PSICOLOGIA DA SAÚDE, PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, ENSINO-APRENDIZAGENS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES e PSICOLOGIA SOCIAL, atuando principalmente nos seguintes temas: PSICOLOGIA DA SAÚDE, MEDICALIZAÇÃO DA VIDA E DA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA HOSPITALAR, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Educaçãoem Ciências, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Inclusiva, Educação em Saúde, Mal-Estar Docente, Psicologia da Educação, Psicologia Social, Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Tutor de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Oncologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto/HUJBB/UFPA. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA e Psicólogo Supervisor da Clínica Psicológica Virtual da UFPA.

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

MOTA SILVA, R., & Passarinho Reis Júnior, L. (2023). Transversalizando a prática do professor homem na Educação Infantil. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 321–344. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/15307

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre