"A religião precisa se adequar ao novo mundo, sabe?”

Negociações sobre corpo, pessoa, gênero e sexualidades em contextos de Umbanda(s) e Candomblé(s)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-17


Resumo

O presente artigo, a partir de uma perspectiva antropológica, visa debruçar-se sobre a(s) umbanda(s) e o candomblé(s), enquanto religiões afrodiaspóricas, como lócus de análise, a fim verificar em que medida as narrativas dos/as adeptos/as, entendidas aqui como atravessadas e constituídas por códigos, valores e hierarquias bem definidos, fomentam as dimensões de construção, reiteração e/ou subversão das noções de corpo, gênero e sexualidade em contexto afroreligioso. Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados. A partir de uma etnografia online e offline buscamos compreender a perspectiva afroteológica de gênero, sexualidade, corpo e pessoa de algumas/uns adeptos/as das religiões de matriz africana – especificamente em umbanda(s) e candomblé ketu. O objetivo é problematizar e refletir sobre a articulação entre dissidências sexuais e o sagrado afroreligioso. Por fim, concluímos que, quando o assunto é gênero e sexualidade(s), tanto no contexto da umbanda quanto do candomblé, continuidades e descontinuidades, reiterações e agenciamentos fazem-se presentes.

Biografia do Autor

  • Yuri Tomaz dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestrande pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (UFV). Membro do Grupo de Pesquisas em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC-UFV). Filiade à Associação Brasileira de Pesquisadores e Pesquisadoras Negros e Negras (ABPN). Bolsista de mestrado CAPES.

  • Esmael Alves de Oliveira , Universidade Federal da Grande Dourados

    Graduado em Filosofia (UFAM) e em Psicologia (UFGD), mestre em Antropologia Social (PPGAS/UFAM) e doutor em Antropologia Social (PPGAS/UFSC). Docente do curso de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal da Grande Dourados. Áreas de interesse: Antropologia do Corpo e da Saúde, Gênero e Sexualidade, Marcadores Sociais de Diferença. 

Downloads

Publicado

21-05-2024

Como Citar

"A religião precisa se adequar ao novo mundo, sabe?”: Negociações sobre corpo, pessoa, gênero e sexualidades em contextos de Umbanda(s) e Candomblé(s). (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-17