Hospitalidade e hostilidade para com membros da comunidade LGBTQIAP+ em organizações
DOI:
10.29327/2410051.6.21-22Resumo
A Hospitalidade é um campo de conhecimento que oferece lentes teóricas para compreender as relações interpessoais em diversos espaços sociais. Uma vez que as relações com membros LGBTQIAP+ no âmbito das organizações é uma temática complexa devido a suas decorrências, este estudo teve o objetivo de identificar e analisar, a partir da literatura, as diferentes manifestações de hospitalidade e hostilidade vivenciadas por membros dessa comunidade em ambientes corporativos. Para tanto, selecionamos um corpus de 22 artigos, a partir da base de dados Spell. Os dados foram tratados segundo a análise de conteúdo, através do software MaxQDA, com base em categorias sobre a forma e o conteúdo desses artigos. Os resultados demonstraram uma ascendência da produção científica sobre a problemática da comunidade LGBTQIAP+ nas organizações sob a perspectiva da Hospitalidade e apontaram os principais pesquisadores e periódicos científicos. Além disso, foram identificadas oito categorias temáticas que correspondem à Hospitalidade e/ou à Hostilidade, a partir do conteúdo dos artigos. Os resultados e as discussões aqui apresentados somam-se à literatura científica sobre a diversidade nas organizações, considerando a perspectiva teórica do campo de conhecimento da Hospitalidade (e da Hostilidade). Parece promissor que pesquisas sobre a temática se valham da Hospitalidade como uma lente teórica que contribua para a compreensão de fenômenos complexos, como as relações de trabalho nas organizações. Reforça-se importância de as organizações assumirem seu papel como anfitriãs, oferecendo condições para o desenvolvimento de laços sociais sadios e ambientes de trabalho acolhedores para todos os stakeholders.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.