Contribuições da mídia para a saúde de pessoas LGBTI+

uma análise sociodiscursiva de e-news no jornalismo digital

Autores

Resumo

Analisar as representações sociodiscursivas assertivas sobre o processo saúde-doença nas doenças infectocontagiosas que acometem o público LGBTI+. Pesquisa documental, de abordagem qualitativa, discursiva com foco em notícias veiculadas ao Google News SearchⓇ sobre doenças na população LGBTQQ+ de 2011 a 2022. A análise baseou-se na Análise Crítica do Discurso com processamento nos softwares MAXQDA e IRAMUTEQ. As notícias de caráter assertivo identificadas, apresentam discursos normativo-preventivo, normativo curativista e linguagem expositiva. As manchetes veiculadas em circulação no Google News Search detêm traços problematizadores com relação à saúde LGBTI+.

Biografia do Autor

Amanda Cavalcante Maia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestrando em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. E-mail: enfermeira.amandacavalcante@gmail.com.

João Cruz Neto, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeiro. Mestrando em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Ainoã de Oliveira Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Carolina Maria de Lima Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Instituto de Ciências da Saúde. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Eysler Gonçalves Maia Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Instituto de Ciências da Saúde. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Thiago Moura de Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeir. Doutor em Enfermagem. Docente do Instituto de Ciências da Saúde. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Lucas Lira de Menezes, Universidade Federal do Piauí

Mestrando em Ciência Política pela UFPI. Especialista em Educação, Política e Sociedade pela Intervale. Bacharel em Relações Internacionais pela UEPB. Professor Substituto lotado no Departamento de Educação da URCA - Pimenta.

Downloads

Publicado

2023-09-04

Como Citar

Maia, A. C., Cruz Neto, J., Lima, A. de O., Carvalho, C. M. de L., Brasil, E. G. M. ., Araújo, T. M. de ., & Menezes, L. L. de . (2023). Contribuições da mídia para a saúde de pessoas LGBTI+: uma análise sociodiscursiva de e-news no jornalismo digital. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(19), 220–243. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/14940

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre