Necrogerontopolítica à brasileira: Clamores da/na diferença (geracional)
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.17.14736Resumo
Ensaio sobre formas de interpelação da velhice e governo da longevidade no contexto da crise sanitária e política brasileira, este capítulo aborda o impacto da racionalidade neoliberal na produção da encruzilhada interseccional entre a velhice, a raça, a sexualidade e o gênero. Para tanto, acompanham-se criticamente as redes contemporâneas de enunciados que assombram a velhice. Nestas, os clamores da diferença geracional são parcialmente escutados, mas causa perplexidade e profunda consternação a artimanha negacionista para vender (falsos planos de) saúde e exigir das pessoas idosas e suas redes a total responsabilidade pelo próprio destino, marca brasileira do que estou arriscando denominar necrogerontopolítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.