“Homens negros amando homens negros”
militância gay negra dos anos 1980 no Brasil e nos EUA
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.18.14682Resumo
Quando o escritor e militante gay negro Joseph Beam declarou: “Homens negros amando homens negros é o ato revolucionário da década de 1980” ele preveu ousadamente uma década da criação de mundos gays negros. Em contextos nacionais no Brasil e nos Estados Unidos, gays negros enfrentaram turbulências de política e de saúde pública ao enfrentarem uma ditadura militar em declínio no Brasil e a crise mortal da AIDS nos Estados Unidos. A natureza terrível desses contextos deu origem à construção inovadora de comunidades e literaturas gays negras em ambos os países ao longo da década de 80. Este artigo investiga essa militância gay negra da década de 1980, com foco na criação do primeiro grupo gay negro Adé-Dúdú em Salvador da Bahia, Brasil, no início dos anos 1980 e na publicação de In the Life: A Black Gay Anthology e Brother to Brother: New Writings by Black Gay Men, duas das primeiras antologias da literatura gay negra dos Estados Unidos na segunda metade da década de 1980. O artigo argumenta que os homens gays negros usaram esta década para descobrir o que o lar significa para eles e onde podem encontrá-lo, criando espaço para eles serem plenos e livres com outros homens gays negros, ao mesmo tempo em que tentaram acabar com seu silêncio sobre sua sexualidade dentro os espaços da comunidade negra mais ampla. Ao fim, refletindo sobre as conexões entre as lutas desses dois grupos de gays negros divididos em dois países, este artigo delinia as culturas interrelacionadas da resistência gay negra mundial que a década de 1980 mostra no Brasil e nos Estados Unidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.