Construção estética das pessoas trans em Manaus/AM

Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.18.14658

Resumo

Introdução: Os corpos trans percorrem roteiros de transformação para a afirmação identitária    de seus gêneros, sendo a estética destes o produto dos valores simbólicos julgados, individual    e coletivamente, apropriados por e para essas pessoas. Objetivo: Analisar a literatura existente sobre os circuitos estéticos trans em Manaus, Amazonas. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática com meta-síntese, baseada no modelo PRISMA, nas bases bibliográficas Google acadêmico, LILACS e BIREME. Resultados: Dentre os 355 resultados encontrados, foram analisadas 10 produções acadêmicas após o processo de triagem. Conclusões: As obras trazem violência, prostituição e enfrentamentos sociopolíticos em transversalidade aos roteiros de transformação estética das pessoas trans manauaras, privilegiando menções às trans femininas em relação aos outros gêneros trans. A história oral e as redes comunitárias estabelecidas são as principais bases de transformação destas pessoas, estando os meios oficiais em segundo plano dentro desses circuitos.

 

Biografia do Autor

Sergio Antonio Saldanha Rodrigues Tamborini, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas (2014), residência médica em Cirurgia Geral pela Fundação Hospital Adriano Jorge (2015-2017) e residência médica em Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (2018-2021). Membro associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Atuou como professor voluntário no Internato em Clínica Cirúrgica da Universidade do Estado do Amazonas de 2015 a 2017 e professor adjunto de clínica cirúrgica e medicina de urgência na Universidade Nilton Lins (2017). Atuou como preceptor do serviço de residência em cirurgia geral na Fundação Hospital Adriano Jorge (2017). Atua como preceptor do serviço de residência em cirurgia geral no Hospital Adventista de Manaus desde 2017. Atualmente, mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC-UEA 2021/2023), professor de clínica cirúrgica pela Universidade Nilton Lins, médico-assistente em cirurgia plástica e preceptor da residência médica em Cirurgia Geral do Hospital Adventista de Manaus e médico-assistente em cirurgia plástica pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

 

André Luiz Machado das Neves, Universidade do Estado do Amazonas

Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva, na área de concentração em ciências humanas e saúde, pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialista em Psicologia Educacional com ênfase em psicopedagogia preventiva pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). É Professor da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Segurança pública, cidadania e direitos humanos (PPGSP/UEA) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/UEA). Atua ainda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM). Atualmente é coordenador do mestrado do PPGSC. Editor Associado do Periódico Psicologia & Sociedade. É líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde (NEPDES) e pesquisador do Laboratório de Desenvolvimento e Educação da Faculdade de Psicologia da UFAM. Membro da Câmara de assessoramento científico de pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM (2022-2024). É membro da Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da ABRASCO. Atua no GT Saúde da População LGBTI+ da ABRASCO. Membro suplente da regional norte da ABRAPSO (2022-2023). Foi integrante da regional Norte da ABRAPSO como Tesoureiro (Gestão 2020-2021). Foi Vice-presidente regional Norte da ABRAPSO (Gestão 2018-2019). Atualmente segue três eixos distintos e interligados de pesquisa: o primeiro consiste nos estudos sobre corpo, gênero e sexualidade na educação, saúde coletiva e segurança pública. O segundo eixo, consiste no fato de buscar aprimoramentos e desenvolvimentos técnicos nas pesquisas sobre psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem. O terceiro eixo corresponde aos estudos sobre psicologia social e comunitária, na perspectiva dos direitos humanos, participação e ativismo.

 

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

Saldanha Rodrigues Tamborini, S. A., & Machado das Neves, A. L. (2023). Construção estética das pessoas trans em Manaus/AM: Uma revisão sistemática. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(18), 237–251. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.18.14658

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre