Construção estética das pessoas trans em Manaus/AM
Uma revisão sistemática
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.18.14658Resumo
Introdução: Os corpos trans percorrem roteiros de transformação para a afirmação identitária de seus gêneros, sendo a estética destes o produto dos valores simbólicos julgados, individual e coletivamente, apropriados por e para essas pessoas. Objetivo: Analisar a literatura existente sobre os circuitos estéticos trans em Manaus, Amazonas. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática com meta-síntese, baseada no modelo PRISMA, nas bases bibliográficas Google acadêmico, LILACS e BIREME. Resultados: Dentre os 355 resultados encontrados, foram analisadas 10 produções acadêmicas após o processo de triagem. Conclusões: As obras trazem violência, prostituição e enfrentamentos sociopolíticos em transversalidade aos roteiros de transformação estética das pessoas trans manauaras, privilegiando menções às trans femininas em relação aos outros gêneros trans. A história oral e as redes comunitárias estabelecidas são as principais bases de transformação destas pessoas, estando os meios oficiais em segundo plano dentro desses circuitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.