“A norma não me comporta”

Narrativas (auto)biográficas de um estudante transmasculino em formação docente

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.18.14608

Resumo

Este texto, de teor (auto)biográfico, visa destacar experiências de vida e perspectivas de um bacharel em Humanidades e, à época, licenciando em Sociologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. A partir da produção escrita de cartas, poemas e a realização de uma entrevista narrativa, ocorrida em 2021, busca-se imergir nas experiências de vida e formação da identidade transmasculina desde suas memórias escolares à sua presença na universidade e sua participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Biografia do Autor

Michel Vincent de Oliveira Sampaio, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-graduando em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Licenciando em Sociologia e Bacharel em Humanidades (2020), ambos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: Gênero com ênfase em Transgeneridades, Sexualidade, Corpo, Identidade, Subjetividades, Violência, Arte, Cultura, Educação, Política, Neoliberalismo, Movimentos Sociais e Direitos Humanos. 

Yanaêh Vasconcelos Mota, Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Yanaêh Vasconcelos Mota é professora do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (campus Sobral), violoncelista e pesquisadora em formação. Atualmente é Doutoranda em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMus/UFRGS); Mestra em Música (área de concentração: Educação Musical) pelo PPGMus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGMus/UFRN) e Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista de mestrado (CAPES - 2018/2020) e, neste período, desenvolveu pesquisa sob a temática de gênero, diversidade sexual e desenvolvimento profissional docente intitulada ​Não se nasce professora, torna-se professora: um estudo sobre gênero e diversidade sexual no desenvolvimento profissional docente de duas professoras universitárias de violoncelo​. Como bolsista de doutorado (CAPES - 2020/atual), desenvolve, sob a orientação da Professora Dra. Luciana Del-Ben, uma pesquisa sobre o mesmo campo temático de gênero, focalizando na docência de música de pessoas trans*. Em sua trajetória acadêmica, foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID - 2014/2016) vinculada ao subprojeto de Música e de Iniciação Artística da Universidade Estadual do Ceará através da Orquestra Sinfônica da mesma instituição (2016/2017), atuando como violoncelista. Atualmente, é bolsista de doutorado da CAPES e é membra do grupo de pesquisa música e escola, sob a coordenação da Profa Dra Luciana Marta Del-Ben e colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da UFRN (GRUMUS), sob coordenação da Profa Dra Tamar Genz Gaulke, com vice-coordenação do Prof. Dr. Mário André Wanderley Oliveira. Em colaboração com a professora Me. Wenderson Oliveira, lidera e organiza o Grupo de Estudos - Gênero e Sexualidade em Educação Musical (GESEM), sem vínculo institucional.

Downloads

Publicado

2023-04-27

Como Citar

de Oliveira Sampaio, M. V., & Vasconcelos Mota, Y. (2023). “A norma não me comporta”: Narrativas (auto)biográficas de um estudante transmasculino em formação docente. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(18), 314–331. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.18.14608

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre