Esfera pública, violência e gênero
o que nos ensinam Dilma Rousseff, Sâmia Bonfim, Benny Briolly sobre a presença de mulheres na política?
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.18.14550Resumo
A participação das mulheres na política marcada por diversas formas de violência, sobretudo aquelas que questionam a ocupação desses espaços desde a exclusão baseada no gênero. Assim, o objetivo geral deste estudo é refletir de que forma a violência sofrida por mulheres, na política, faz pensar a ressignificação da misoginia, heteronormatividade e papéis de na contemporaneidade. Metodologicamente, o estudo é de cunho hipotético-dedutivo e analisa a questão-chave eleita de modo a construir algumas premissas e especulações, problematizando transversalmente elementos do referido campo com base em uma pesquisa bibliográfica. Os casos eleitos ressaltam, entre outros achados: as enunciações misóginas direcionadas à presidenta Dilma Rousseff, as qualificações em decorrência dos papéis de gênero sofridas por Sâmia Bonfim e os preconceitos de caráter heteronormativo direcionados a Benny Briolly. Por fim, compreendeu-se que a participação das mulheres, na política, revela o seu aspecto de gênero a partir de múltiplas perspectivas que, de modo amplo, estão organizadas desde a sua posição social gendrificada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.