O dispositivo da maternidade durante a pandemia de covid-19
analisando artefatos
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.17.14419Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a produção do dispositivo da maternidade durante o isolamento social na pandemia de COVID-19 por meio de artefatos culturais midiáticos. Para tanto, foram analisadas uma cartilha científica, uma cartilha governamental, um eBook de conteúdo político informativo, uma antologia de textos, uma publicação de pesquisa e uma faixa musical – discutindo de que forma podem atualizar o dispositivo da maternidade e construir uma maternidade pandêmica. No percurso metodológico, foram utilizadas ferramentas foucaultianas para análise do discurso. Na análise, percebemos que os artefatos investigados ao veicularem e utilizarem discursos por instâncias midiáticas articulados com instâncias médicas, pedagógicas, disciplinares, podem fabricar um controle e uma política de assujeitamento sobre as mães na pandemia, ao mesmo tempo em que podem ensejar resistências às imposições que ditam modos de ser maternos. Desse modo, podem produzir novos tipos de sujeitos maternos e possibilitar a invenção de novas formas de ser, tornando as mães, agentes primordiais do biopoder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.