Percepção de jovens LGBT sobre violência em relacionamentos íntimos

Autores

Resumo

A violência entre parceiros íntimos (VPI) tem em sua raiz a desigualdade de gênero e pode ter como consequências desde o isolamento social até suicídios e homicídios. Ela ocorre também em casais não heterossexuais (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT. Pouco se conhece sobre VPI entre jovens LGBTs. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção de jovens LGBT sobre VPI e seu enfrentamento. A pesquisa teve abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada com 16 jovens LGBT de 18 a 30 anos de duas universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Foi feita análise de conteúdo dos dados coletados com o apoio do software webQDA. Os dados foram classificados em quatro categorias: tipificação do que é percebido como VPI, sua magnitude e fatores que a influenciam; desigualdades geradoras de VPI entre pessoas LGBT; LGBTfobia implícita e explícita percebida no ambiente universitário; reconhecimento e enfrentamento da VPI. A VPI com jovens LGBTs nem sempre é percebida pelos envolvidos e a desigualdade de gênero foi frequentemente considerada como motivação à VPI. O ambiente universitário foi visto como mais acolhedor, porém ainda assim existindo LGBTfobia. Amigos são os primeiros a serem buscados para apoio em violência, seguido pelo setor saúde. Conclui-se que jovens LGBTs passam por VPI com o agravante da sobreposição de vitimizações pela homofobia e têm maior dificuldade de obter apoio.

Biografia do Autor

Thenessi Matta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Bioética pelo Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Stella Regina Taquette, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Ciências Médicas. Departamento de Pediatria. Rio de Janeiro, RJ.

Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Rio de Janeiro, RJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social. Rio de Janeiro, RJ.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

Matta, T., Regina Taquette, S., & Cristina Pinheiro Rodrigues, N. (2023). Percepção de jovens LGBT sobre violência em relacionamentos íntimos. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(17), 201–223. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/14347

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre