Masculinidades negras em disputa
Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.16.13648Resumo
O objetivo central deste estudo foi investigar como adolescentes negros moradores de periferias urbanas coconstroem suas masculinidades e como elas estão em disputa no cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa subsidiada pela metodologia história de vida (SPINDOLA; SANTOS, 2003), por este caminho, três estudantes que apresentavam e vivenciavam diferentes masculinidades foram entrevistados. Os conceitos de masculinidade (CONNELL, 1995, 2000, 2016), raça (MBEMBE, 2014), interseccionalidades (CRENSHAW, 2004), entre outros, orientaram esta pesquisa. A análise permitiu perceber os modos como as masculinidades negras são hierarquizadas no cotidiano escolar, podendo provocar sexismo, machismo e homofobia. Foi possível perceber, também, a necessidade de desenvolver políticas públicas para esta parcela da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.