Masculinidades negras em disputa

Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13648


Resumo

O objetivo central deste estudo foi investigar como adolescentes negros moradores de periferias urbanas coconstroem suas masculinidades e como elas estão em disputa no cotidiano escolar. Para atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa qualitativa subsidiada pela metodologia história de vida (SPINDOLA; SANTOS, 2003), por este caminho, três estudantes que apresentavam e vivenciavam diferentes masculinidades foram entrevistados. Os conceitos de masculinidade (CONNELL, 1995, 2000, 2016), raça (MBEMBE, 2014), interseccionalidades (CRENSHAW, 2004), entre outros, orientaram esta pesquisa. A análise permitiu perceber os modos como as masculinidades negras são hierarquizadas no cotidiano escolar, podendo provocar sexismo, machismo e homofobia. Foi possível perceber, também, a necessidade de desenvolver políticas públicas para esta parcela da população.

Biografia do Autor

  • Paulo Melgaço da Silva Junior, FAETEC/RJ
    POS DOUTORADO EM EDUCAÇÃO UFRJ, DOUTORADO EM EDUCAÇAO UFRJ

Downloads

Publicado

04-10-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: Masculinidades Negras

Como Citar

Masculinidades negras em disputa: Um olhar sob masculinidades, raça e classe social no cotidiano escolar. (2022). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(16), 43-69. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13648

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)