Corpos Negros, Desejos Brancos:

O olhar gay branco sobre homens negros no cinema brasileiro contemporâneo

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.18.13542

Resumo

Partindo de provocações de Tatiana Nascimento (2019) sobre a impotência da culpa branca, este trabalho propõe uma reflexão ativa sobre como o desejo gay branco constrói discursos de alteridade e erotização sobre corpos racializados. Através da análise fílmica de dois curtas-metragens brasileiros recentes, O porteiro do dia (Fabio Leal, 2016) e Vigia (João Victor Borges, 2018), ambos dirigidos por cineastas gays brancos e com narrativas que abordam relacionamentos interraciais, interrogaremos a figura do “cafuçu” enquanto uma categoria de fetiche e fantasia homossexual. Conciliando diferentes teorias e estudos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, buscaremos demonstrar como esses retratos de homens negros sexualizados configuram "imagens de controle" (COLLINS, 2019), que auxiliam na perpetuação de estereótipos nocivos sobre a sexualidade e masculinidade negra.

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Rodrigues Marques, H. (2023). Corpos Negros, Desejos Brancos:: O olhar gay branco sobre homens negros no cinema brasileiro contemporâneo. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(18), 203–236. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.18.13542

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre