Por que bichas pretas incomodam?

Um estudo teórico-crítico sobre Masculinidades e Subjetividade Social na perspectiva Cultural-Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13505


Resumo

Este estudo teórico-crítico fundamenta-se na Psicologia Cultural-Histórica e no materialismo histórico e dialético com objetivo de promover reflexões sobre os conceitos de masculinidades dissidentes racializadas e de sujeito na perspectiva dialética da subjetividade individual e subjetividade social atravessadas pelos fenômenos sociais da cisheteronormatividade e do racismo. Através das relações sociais de sexo-gênero-raça pudemos pensar as masculinidades dissidentes racializadas de bichas pretas sob olhar dialético das categorias de sujeito e subjetividade social da Teoria da Subjetividade proposta por Fernando González Rey. Ambas as categorias se mostram adequadas para estudos sobre masculinidades.  O sujeito é aquele que abre vias próprias de subjetivação nos espaços normativos com produções subjetivas a partir de suas vivências; a subjetividade social integra a dimensão qualitativa das configurações subjetivas sociais e individuais dos sujeitos e dos espaços sociais nos quais se transita. A bicha preta no processo de tornar-se sujeito e nos modos de ser e existir desestabiliza os espaços sociais e confronta a lógica binária cisheteronormativa e o racismo. As bichas denotam identidades, configurações subjetivas e modos de existir em constante tensionamento subjetivo e objetivo para sobreviver, resistir, existir e amar. A realidade tensionada dialeticamente produz terremotos de emoções e sentimentos que reivindicam as masculinidades dissidentes racializadas nos seus espaços afetivos e sociais.

Biografia do Autor

  • Victor Hugo Brandão Meireles, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

  • Norma da Luz Ferrarini, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

04-10-2022

Edição

Seção

Dossiê Temático: Masculinidades Negras

Como Citar

Por que bichas pretas incomodam? : Um estudo teórico-crítico sobre Masculinidades e Subjetividade Social na perspectiva Cultural-Histórica. (2022). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(16), 171-200. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13505