Por que bichas pretas incomodam?

Um estudo teórico-crítico sobre Masculinidades e Subjetividade Social na perspectiva Cultural-Histórica

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2022.16.13505

Resumo

Este estudo teórico-crítico fundamenta-se na Psicologia Cultural-Histórica e no materialismo histórico e dialético com objetivo de promover reflexões sobre os conceitos de masculinidades dissidentes racializadas e de sujeito na perspectiva dialética da subjetividade individual e subjetividade social atravessadas pelos fenômenos sociais da cisheteronormatividade e do racismo. Através das relações sociais de sexo-gênero-raça pudemos pensar as masculinidades dissidentes racializadas de bichas pretas sob olhar dialético das categorias de sujeito e subjetividade social da Teoria da Subjetividade proposta por Fernando González Rey. Ambas as categorias se mostram adequadas para estudos sobre masculinidades.  O sujeito é aquele que abre vias próprias de subjetivação nos espaços normativos com produções subjetivas a partir de suas vivências; a subjetividade social integra a dimensão qualitativa das configurações subjetivas sociais e individuais dos sujeitos e dos espaços sociais nos quais se transita. A bicha preta no processo de tornar-se sujeito e nos modos de ser e existir desestabiliza os espaços sociais e confronta a lógica binária cisheteronormativa e o racismo. As bichas denotam identidades, configurações subjetivas e modos de existir em constante tensionamento subjetivo e objetivo para sobreviver, resistir, existir e amar. A realidade tensionada dialeticamente produz terremotos de emoções e sentimentos que reivindicam as masculinidades dissidentes racializadas nos seus espaços afetivos e sociais.

Biografia do Autor

Victor Hugo Brandão Meireles, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná.

Norma da Luz Ferrarini, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Brandão Meireles, V. H., & Ferrarini, N. (2022). Por que bichas pretas incomodam? : Um estudo teórico-crítico sobre Masculinidades e Subjetividade Social na perspectiva Cultural-Histórica. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(16), 171–200. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2022.16.13505

Edição

Seção

Dossiê Temático: Masculinidades Negras