A sexualidade feminina e(m) "male gaze" no Cisne Negro, de Darren Aronofsky (2010)
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.17.12806Resumo
Este ensaio tem como objetivo refletir a presença da mulher e a representação da sexualidade feminina no filme de terror Cisne Negro (Darren Aronofsky, 2010). A hipótese trabalhada se baseia nos estudos de Barbara Creed (2007) e da teórica feminista, Laura Mulvey, que observam no cinema uma reprodução do discurso patriarcal e sua inserção nos filmes por meio de simbolismos. Primeiramente, foi feita a leitura da teoria para a compreensão do que é o male gaze (ou o olhar masculino) definido por Mulvey e para entender as diversas concepções da mulher e do corpo feminino nos filmes de terror de acordo com Creed. Em seguida, foi realizada uma análise fílmica da obra escolhida de acordo com o método defendido por Morettin (2003), para alcançar um melhor entendimento do objeto analisado. Por fim, foram feitas as considerações sobre o que foi encontrado na análise e o que foi considerado na teoria selecionada.
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