A sexualidade feminina e(m) "male gaze" no Cisne Negro, de Darren Aronofsky (2010)

Autores

Resumo

Este ensaio tem como objetivo refletir a presença da mulher e a representação da sexualidade feminina no filme de terror Cisne Negro (Darren Aronofsky, 2010). A hipótese trabalhada se baseia nos estudos de Barbara Creed (2007) e da teórica feminista, Laura Mulvey, que observam no cinema uma reprodução do discurso patriarcal e sua inserção nos filmes por meio de simbolismos. Primeiramente, foi feita a leitura da teoria para a compreensão do que é o male gaze (ou o olhar masculino) definido por Mulvey e para entender as diversas concepções da mulher e do corpo feminino nos filmes de terror de acordo com Creed. Em seguida, foi realizada uma análise fílmica da obra escolhida de acordo com o método defendido por Morettin (2003), para alcançar um melhor entendimento do objeto analisado. Por fim, foram feitas as considerações sobre o que foi encontrado na análise e o que foi considerado na teoria selecionada.

Biografia do Autor

Catarina Silva Bijotti, USP/Anhembi Morumbi

Bacharela em História pela FFLCH-USP e em Cinema e Audiovisual pela Universidade Anhembi morumbi. E-mail: catarina.bijotti@usp.br.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

Silva Bijotti, C. (2023). A sexualidade feminina e(m) "male gaze" no Cisne Negro, de Darren Aronofsky (2010). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(17), 136–152. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/12806

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre