Epistemologias do corpo
sapatonas negras e cosmopercepções algorítmicas
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.17.12534Resumo
Este artigo tem o objetivo de suscitar reflexões sobre epistemologias do corpo a partir de uma análise das experiências de corporalidades e desumanizações de sapatonas negras dentro e fora das cyber-fronteiras. O objetivo específico é pensar a cyber-esfera e narrativas sobre corpos de sapatonas negras a partir de uma perspectiva de cosmopercepções algorítmicas, apresentada pela autora Oyèrónkẹ́ Oyěwùmi. A proposta é, a partir da ideia de cosmopercepção algorítmica, debater como os resultados obtidos em ferramentas de busca da internet estão atrelados a uma cosmovisão eurocentrada, racista e lesbofóbica que está engendrada nos algoritmos digitais. Para isso, utilizo os métodos de revisão bibliográfica e etnografia digital, analisando ferramentas de busca a partir do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.