Epistemologias do corpo

sapatonas negras e cosmopercepções algorítmicas

Autores

Resumo

 Este artigo tem o objetivo de suscitar reflexões sobre epistemologias do corpo a partir de uma análise das experiências de corporalidades e desumanizações de sapatonas negras dentro e fora das cyber-fronteiras. O objetivo específico é pensar a cyber-esfera e narrativas sobre corpos de sapatonas negras a partir de uma perspectiva de cosmopercepções algorítmicas, apresentada pela autora Oyèrónkẹ́ Oyěwùmi. A proposta é, a partir da ideia de cosmopercepção algorítmica, debater como os resultados obtidos em ferramentas de busca da internet estão atrelados a uma cosmovisão eurocentrada, racista e lesbofóbica que está engendrada nos algoritmos digitais. Para isso, utilizo os métodos de revisão bibliográfica e etnografia digital, analisando ferramentas de busca a partir do Brasil.

Biografia do Autor

Raíla de Melo Alves, Universidade de Brasília (UnB)/Associação Nacional de Pesquisadoras Negras e Negros (ABPN)

Sapatona negra, zami, e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, da Universidade de Brasília, aonde pesquisa racismo e lesbofobia tecnológicos. Mestra em Ciências Sociais no Departamento de Estudos Latino-americanos, vinculado ao Programa de Pós-graduação sobre as Américas, com ênfase em pesquisa sobre gênero, raça e lesbianidades. Advogada criminal, com atuação na assistência de mulheres vítimas de violência doméstica, assistência e apoio às vítimas de racismo, LGBTIfobia e violações de direitos humanos. Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

de Melo Alves, R. (2023). Epistemologias do corpo: sapatonas negras e cosmopercepções algorítmicas. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 5(17), 153–171. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/rebeh/article/view/12534

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre