Avaliação da Política Sexual para a População LGBTQIA+
Entre percepções de sujeito/as e ações do estado
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.14.12322Resumo
Este artigo busca avaliar as mudanças na política sexual voltadas para as populações LGBTQIA+ no atual contexto político brasileiro, apresentando resultados de pesquisa realizada nos marcos institucionais do Observatório Nacional da Política LGBT, na Universidade Federal do Ceará. Parte da hipótese central de que, os últimos anos, foram assolados por um esforço proeminente de moralização da política sexual brasileira, com protagonismo de bancadas e instituições religiosas brasileiras. Para tanto, ampara-se em perspectiva da avaliação em profundidade e explora a abordagem antropológica. De um lado, enfoca a percepção dos sujeitos/as e, de outro, as dinâmicas das ações estatais, de modo a construir um complexo diagnóstico avaliativo. Como resultado, tem-se que se a implementação das políticas públicas, que consolidou direitos, vem sendo desmantelada pela agenda estatal, no Governo Bolsonaro, hostil às populações LGBTQIA+, de outro, no âmbito de movimentos sociais de caráter emancipatórios, sobretudo em ações no Poder Judiciário, enfrenta-se este desmonte, afirmando direitos, refazendo as dinâmicas de forças entre o Estado, as políticas públicas e a ação dos sujeitos e sujeitas LGBTQIA+.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.