Entrando na Arena Institucional
Um estudo do Movimento Homossexual em Pernambuco na década de1980
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.14.12270Resumo
Nas últimas décadas houve uma progressiva ampliação no número de políticas públicas e outras iniciativas estatais de combate à discriminação e promoção de direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (LGBTI) no Brasil. Resultado das demandas apresentadas pelo Movimento LGBTI nos processos de interação estatal, tais iniciativas não ficaram restritas ao plano federal e multiplicaram-se pelas três unidades da federação, Municípios, Estados e União, e pelos três Poderes da República, Executivo, Legislativo e Judiciário. Na direção de contribuir para uma compreensão do início desse processo, este trabalho tem como objetivo identificar as interações do então Movimento Homossexual de Pernambuco com o Estado na década de 1980. Embora bastante ativa no período, sobretudo a partir da fundação do Grupo de Atuação Homossexual em Olinda (GATHO), a experiência da militância pernambucana figura de forma bastante residual na literatura acadêmica que discute o surgimento do Movimento LGBTI no nosso país. Em termos metodológicos, a pesquisa qualitativa de caráter exploratório que resultou neste artigo envolveu a análise de bibliografia, documentos e matérias jornalísticas. Foi possível identificar que as interações socioestatais entre Estado e Movimento em Pernambuco iniciaram-se em um período anterior a instalação da Assembleia Nacional Constituinte, indicando que uma compreensão mais ampla do surgimento e da trajetória do Movimento LGBTI no Brasil requer a análise de experiências que não se restrinjam aos Grupos de militância situados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.