O movimento LGBTI+ em Sergipe:

Os 40 anos do Grupo Dialogay de Sergipe

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.14.12254

Resumo

Ensaio sobre o itinerário, ações, sujeitos e pautas desenvolvidas pelo Grupo Dialogay de Sergipe (GDS), desde a sua fundação, em 14 de março de 1981 e sua extinção, em 2003. O objetivo é instigar uma aproximação preliminar sobre a memória de um dos grupos LGBTI+ mais atuantes no Brasil. A revisitação aos documentos, recortes de jornais, depoimentos e fragmentos de memórias são essenciais para se compreender a dinâmica do movimento homossexual brasileiro nos últimos 40 anos. Romper o silêncio, o isolamento das práticas locais e encontrar os elos entre entidades e militantes espalhados pelo território nacional, pode ajudar na interpretação da permanência das bandeiras de luta, nas conquistas recentes na Justiça e se construiu neste logo percurso.

Biografia do Autor

José Marcelo, Centro Universitário AGES

Professor Universitário. Doutor em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Licenciado em Ciências Sociais, UFS (2007). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Bacharel em Ciências Sociais pela UFS (2000). Ex-presidente do Grupo Dialogay de Sergipe e do Fórum ONGs Aids de Sergipe. 

Andrey Lemos, IMS/UERJ

Doutorando em saúde coletiva no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional de Políticas Públicas em Saúde na Escola Fiocruz de Governo em Brasília, especialista em Ensino de História e Novas Abordagens, e graduado em História Licenciatura pela Universidade Tiradentes.  Ativista LGBT desde 1998, foi vice-presidente do Grupo Dialogay de Sergipe, fundador e primeiro presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADONS) e fundador e primeiro presidente da União de Negras e Negros Pela Igualdade de Sergipe (UNEGRO/SE). Integrou o Fórum Estadual de Educação de Sergipe e o Comitê Estadual de Promoção da Equidade e Educação Popular no SUS em Sergipe e também o Comitê Técnico Assessor do Ministério da Saúde para Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. No período de maio de 2014 a abril de 2017 atuou como assessor técnico nas Políticas Nacionais de Saúde Integral das Populações Negra e de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no DAGEP/SGEP/MS, atuou no Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde como apoiador institucional junto a gestores municipais e estaduais e aos programas de ações com foco na integralidade do cuidado e atualmente é tecnologista em gestão de políticas públicas em saúde lotado na assessoria técnica da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Domingos de Oliveira, J. M., & Roosewelt Chagas Lemos, A. . (2022). O movimento LGBTI+ em Sergipe:: Os 40 anos do Grupo Dialogay de Sergipe. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(14), 136–157. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.14.12254

Edição

Seção

Dossiê Temático: Participação política LGBTI no Brasil