Valéria
Uma História de Vida
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.14.12174Resumo
O artigo aborda o tema da diversidade sexual, especificamente a transexualidade. Constitui uma investigação do tipo exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa que visou analisar a história de vida de uma artista transexual, negra que enfrentou a não aceitação de sua condição, por parte da sociedade, manifestada na forma de preconceito, conseguindo mostrar seu trabalho, por meio da paixão pela música e seu “dom” de cantar. O problema de pesquisa indagou: qual o percurso de vida de uma artista transexual negra para lograr inserção social e reconhecimento profissional? Qual é a sua história de vida? A pesquisa adotou o método biográfico cujo material narrativo foi analisado segundo dois eixos: padrões normativos do masculino/feminino e transgressões. Os resultados visibilizam marcas da força compulsória da heteronormatividade que ao longo de seu percurso de vida foram neutralizadas pela força da arte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.