A educação como instrumento para incorporar a perspectiva de gênero na gestão pública

uma análise da decisão do STF que declara a inconstitucionalidade da lei 1.516/2015

Autores

  • Elba Ravane Alves Amorim elbaamorim@asces.edu.br
    Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA https://orcid.org/0000-0001-8541-4293
  • Hannah Miranda Morais hannahmorais@asces.edu.br
    Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA https://orcid.org/0000-0002-6508-8475
  • Karlla Lacerda Rodrigues da Silva Karllasilva@asces.edu.br
    Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA https://orcid.org/0000-0003-0842-3406
  • Witalo Brenno Martins Acioli witalobrenno16@gmail.com
    Graduando em Direito pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida-ASCES UNITA https://orcid.org/0000-0002-9903-2285

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.14.12139

Resumo

O presente artigo pretende analisar os impactos da decisão do Supremo Tribunal Federal-STF que declara a inconstitucionalidade da Lei 1.516/2015 do município de Novo Gama (GO). Percebendo que a educação é a base da formação dos cidadãos e cidadãs, se mostra um instrumento fundamental para garantir que a sociedade evolua para um panorama mais humanizado, inclusivo e menos preconceituoso. Nessa conjuntura, a Procuradoria Geral da República interpôs uma ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental contra a lei do município de Novo Gama-GO, que proibia a utilização de qualquer material que fizesse referência à ideologia de gênero nas escolas, sob o prisma que a lei supracitada contrariava os direitos fundamentais preconizados na CF/88, além de usurpar a competência da União de legislar sobre a base educacional do país. Nesse ápice, foi possível observar que o contexto organizacional da sociedade brasileira ainda é adepto da cultura patriarcal, as entidades políticas usurpam direitos fundamentais e garantem a preponderância da desigualdade na sociedade. Assim, essa decisão do STF é muito importante para fomentar a criação e implementação de políticas públicas que visem garantir a igualdade de gênero na Base Comum Curricular.

Biografia do Autor

Elba Ravane Alves Amorim, Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Direitos Humanos pela UFPE. Graduada em Direito pela ASCES UNITA. Professora da ASCES UNITA

Hannah Miranda Morais, Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da ASCES UNITA.

Karlla Lacerda Rodrigues da Silva, Professora do Centro Universitário Tabosa de Almeida- ASCES UNITA

 Mestra em Gestão Empresarial pela Faculdade de Boa Viagem - FBV. Professora da ASCES UNITA.

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Alves Amorim, E. R. ., Morais, H. M. ., Rodrigues da Silva, K. L. ., & Martins Acioli, W. B. (2022). A educação como instrumento para incorporar a perspectiva de gênero na gestão pública: uma análise da decisão do STF que declara a inconstitucionalidade da lei 1.516/2015. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(14), 491–516. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.14.12139

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre