Participação e direitos de sexualidade no Brasil

10 anos de luta nos Tribunais... e ainda muitos à frente

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.14.12115

Resumo

O artigo tem como objetivo uma reflexão dos dez anos de conquistas dos direitos de cidadania da comunidade LGBTQIA+ no Brasil por meio da judicialização de casos no Supremo Tribunal Federal. A participação dos movimentos sociais de sexualidade se dá por meio da interferência na formulação de políticas públicas nacionais e locais, no campo jurídico como autores ou amicus curiae em ações de controle concreto e abstrato de constitucionalidade, na representação por meio de parlamentares que levam os direitos de sexualidade para a arena política legislativa, ou por suas candidaturas pessoais como parte da sociedade política, reflexos do processo de redemocratização. O marco inicial é o ano de 2011 com o julgamento da ADI 4277 e da ADPF 132. A partir de então, diversas conquistas se sucederam no campo judicial, ao mesmo tempo que aumentaram os contragolpes, tanto no Congresso Nacional, quanto no Poder Executivo nacional. A defesa de direitos dos movimentos sociais foi primordial, tanto para pautar o Supremo Tribunal Federal, quanto para administrar a judicialização pós-2011. O artigo conclui com o ponto de reflexão de que as conquistas futuras dependem da manutenção da participação no campo jurídico para garantia de não-retrocesso nas pautas dos direitos de sexualidade.

Biografia do Autor

Luiz Ismael Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Professor do Departamento de Direito e docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração, na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisa de Pós-Doutorado em andamento em Difusão do Conhecimento (UFBA-UNEB-IFBA-UEFS-LNCC-SENAI/CIMATEC). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Direito e políticas na América Latina - DIPAL. Membro do GT CLACSO Crítica jurídica y conflictos sociopolíticos e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG/UFV).

Downloads

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Pereira, L. I. (2022). Participação e direitos de sexualidade no Brasil: 10 anos de luta nos Tribunais. e ainda muitos à frente. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(14), 264–283. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.14.12115

Edição

Seção

Dossiê Temático: Participação política LGBTI no Brasil