Consensos e Dissensos na Escola: uma teoria geral das decisões coletivas

Autores

Resumo

Neste ensaio abarcaremos a importância das questões epistemológicas da teoria dos consensos e dissensos produzidos por Serge Moscovici e Willem Doise (1991), suas principais ideias e como as mesmas nos ajudam a (re)pensar as decisões consensuais ou não e individuais que são produzidas no interior das escolas com um olhar para o campo das discussões de enfrentamento da LGBTfobia.

Biografia do Autor

Filipe Antonio Ferreira da Silva

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPE, na linha de pesquisa "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas" (Bolsa FACEPE). Mestre em Educação Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/PPGEDUC/CAA/Bolsa FACEPE). Especialista em Filosofia e Sociologia - Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste - UFPE/CAA (2016). Atua como Professor da Universidade Paulista (UNIP - Pólo Caruaru) e atuou como Pedagogo no CREAS municipal na Prefeitura de Caruaru/PE.Trabalhou como Assessor de Políticas LGBT na Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Caruaru - SMDH│PMC (11/2014 até 03/2017). Foi Bolsista de iniciação Científica pela UFPE-PROPESQ (2015 e 2016). É membro dos grupos de pesquisa "Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina". É Ativista do Coletivo LGBT Lutas e Cores (Caruaru/PE).Tem interesse nas seguintes temáticas: Educação, Teorias de Gênero e Sexualidade, Diversidade Sexual, Movimentos Sociais, Movimento LGBT, Teoria Queer, Multiculturalismo e Interculturalidade, Teorias do Currículo, Estudos Foucaultianos (Arqueologia, Análise do Discurso e História da Sexualidade) e Epistemologias Feministas da América Latina.

Allene Carvalho Lage, UFPE´-CAA

Pós-doutora em Direitos Humanos pelo PPGDH/UFPE (2016). Pós-doutora em Educação na UFRGS (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Mestra em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas - RJ (2001). Graduada em Administração - Faculdades Integradas Anglo Americano - RJ (1993). Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco.Desde março de 2006 lotada no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru) como Professora do Curso de Pedagogia, e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea.

Downloads

Publicado

2020-12-31