Lesbianidades em São Paulo (1940-2000): breve panorama

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.11.11534

Resumo

O presente artigo almeja investigar o surgimento e a consolidação do movimento de lésbicas em São Paulo, partindo de alguns marcos históricos nos campos artístico, jornalístico, social e político que vão desde 1940 até o início dos anos 2000. Objetiva-se contribuir para o aumento da produção e difusão de informações sobre o contexto no qual se deu parte da reprodução do imaginário sobre a lesbianidade e a constituição da lésbica enquanto sujeito sociopolítico no espaço urbano. O texto foi construído por meio de fontes primárias (matérias de jornal, obras artísticas), publicações de entrevistas com militantes e produções acadêmicas sobre os temas abordados.

Biografia do Autor

Fernanda Elias Zaccarelli Salgueiro, Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo

Doutoranda em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Mestra em História Social pela mesma faculdade (FFLCH-USP). Participa dos grupos de pesquisa Mirada (ECA-USP), com foco em mulheres e audiovisual, e Res Publica (FFLCH-USP e Unifesp), destinado ao estudo do republicanismo. Desde novembro de 2017 co-organiza o coletivo e cineclube Cine Sapatão. 

Nayla Tavares Guerra, Graduanda em Audiovisual na Universidade de São Paulo

Estudante de Audiovisual na Universidade de São Paulo. Desde 2018, desenvolve
pesquisa focada em diretoras brasileiras no período da ditadura civil-militar com apoio da FAPESP. Participa do grupo de estudos Mirada, com foco em mulheres e audiovisual. É crítica e editora do periódico de arte e política, Zagaia em Revista. Desde 2018, vem realizando uma série de documentários sobre as manifestações de rua em São Paulo, sobretudo em prol da educação, da legalização do aborto e dos direitos das mulheres e das lésbicas. Em 2019, dirigiu seu primeiro curta-metragem de ficção, “Mulher com mulher dá”, que retrata a vivência de mulheres lésbicas e está em fase de finalização. É co-organizadora do Cine Sapatão.

Aline Amorim Assis, Graduanda em Audiovisual na Universidade de São Paulo

Estuda Audiovisual na ECA-USP, com enfoque nas áreas de direção, roteiro e fotografia. Tem produzido documentários sobre manifestações de rua. Dentre eles, vale-se ressaltar a produção dos curtas “8 de março de 2020: dois anos sem resposta” e “Mulheres de Luta” junto ao Cine Sapatão. Fora do meio audiovisual, atua na escrita de poesias. Recentemente teve seu poema selecionado pelo edital "Arte como respiro", do Itaú Cultural e integra o Coletivo Bufo, voltado à produção de poesias expandidas. Hoje, organiza junto ao Coletivo Bufo uma revista a ser publicada em dezembro pela Casa das Rosas.

Vitória Bredoff Alves, Graduanda em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo

Estudante de Ciências Sociais na Universidade de São Paulo. Co-organiza o CineSapatão desde julho de 2020, faz parte do clube da Escrita Valente em Jundiaí, um espaço destinado à escrita como forma de transformação e cooperatividade para/entre mulheres.

Rita Cerqueira de Quadros, FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo / Graduada

Socióloga, colabora com a curadoria e a produção executiva do Cine Sapatão. Com atuação
concentrada na cidade de São Paulo, integrou a coordenação do cineclube Cine Mulher
entre os anos de 2008 e 2011. Participou do processo organizativo de 3 (três) Paradas do Orgulho LGBT no período de 1997 a 1999, bem como de Caminhadas Lésbicas a partir de 2003, momento em que atuava no Grupo Umas & Outras e na Liga Brasileira de Lésbicas. Em 2020 fez a tutoria do curso Cidadania LGBT da Fundação Perseu Abramo.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Elias Zaccarelli Salgueiro, F., Tavares Guerra, N., Amorim Assis, A., Bredoff Alves, V., & Cerqueira de Quadros, R. (2021). Lesbianidades em São Paulo (1940-2000): breve panorama. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(11), 280–299. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.11534

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre