O impacto da (in) segurança escolar na saúde de estudantes LGBT: violências recônditas nas frestas da escola
DOI:
10.31560/2595-3206.2020.11.11204Resumo
O bullying homofóbico compromete, sobremaneira, o desenvolvimento de adolescentes, em seu desempenho escolar e em sua saúde física e mental. Com base em suas experiências de vida e processos de subjetivação e formação, o autor lança mão de pesquisas sobre o ambiente educacional brasileiro, bem como acerca do contexto da segurança escolar nos Estados Unidos, desvelando a discriminação que ocorre em espaços educativos. Na busca de subjetividades adjacentes, a pesquisa é qualitativa e perpassa por uma revisão criteriosa e por um desenho que pressupõe a resolução de problemas cotidianos e imediatos, além de melhora de práticas concretas. Esta investigação é oriunda da experiência do pesquisador em seu estágio de doutoramento na Universidade do Texas, no Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família e, portanto, remonta outras cores e linhas de fuga ao fenômeno pesquisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.