O impacto da (in) segurança escolar na saúde de estudantes LGBT: violências recônditas nas frestas da escola

Autores

DOI:

10.31560/2595-3206.2020.11.11204

Resumo

O bullying homofóbico compromete, sobremaneira, o desenvolvimento de adolescentes, em seu desempenho escolar e em sua saúde física e mental. Com base em suas experiências de vida e processos de subjetivação e formação, o autor lança mão de pesquisas sobre o ambiente educacional brasileiro, bem como acerca do contexto da segurança escolar nos Estados Unidos, desvelando a discriminação que ocorre em espaços educativos. Na busca de subjetividades adjacentes, a pesquisa é qualitativa e perpassa por uma revisão criteriosa e por um desenho que pressupõe a resolução de problemas cotidianos e imediatos, além de melhora de práticas concretas. Esta investigação é oriunda da experiência do pesquisador em seu estágio de doutoramento na Universidade do Texas, no Departamento de Desenvolvimento Humano e Ciências da Família e, portanto, remonta outras cores e linhas de fuga ao fenômeno pesquisado.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Ribeiro, E. (2021). O impacto da (in) segurança escolar na saúde de estudantes LGBT: violências recônditas nas frestas da escola. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(11), 119–139. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.11204

Edição

Seção

Dossiê Temático: Reflexões em Torno da Saúde da População LGBT