O Sexo das Tesouras: a marca do sexo na profissão de cabeleireiro/a pelos/as homossexuais e transexuais de Iguatu – CE
DOI:
10.31560/2595-3206.2020.11.11103Resumo
As contribuições teóricas sobre a divisão sexual do trabalho de Kergoat (1986, 2002, 2003, 2010), Hirata (2016), Kergoat & Hirata (2007), Delphy (2015) onde comprovam os princípios: separação e hierarquia; os estudos de Teles (2011, 2012), Teles & Sá (2008) sobre os barbeiros de Aracaju-SE; e a pesquisa de Ramírez (2012) com cabeleireiros/as homossexuais de Bogotá-COL além de entrevistas, diário de campo e observação participante investigou-se a relação entre sexualidade e o trabalho dos/as cabeleireiros/as homossexuais e transexuais de Iguatu-CE. Os elementos destrinchados foram: a) o trabalho emocional (HIRATA, 2016; GAVIRIA, 2011; RAMÍREZ, 2012), b) o mito da má mão (RAMÍREZ, 2012) e c) o mito da boa mão, ideologia que atinge os homossexuais e transexuais cabeleireiros/as. Este artigo reflete a necessidade de desvendar elementos que denunciam a sociedade heterossexual (Wittig, 2006) pelo trabalho ao enriquecer os estudos da divisão sexual do trabalho, indispensáveis para combater o regime heterossexual e o patriarcado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.