Construções identitárias bissexuais e matrizes hetero e homonormativas
DOI:
https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.10.10888Resumo
Este estudo surge a partir de um processo de identificação próprio, bem como de adoecimento e interesse particular em compreender de que maneira vem se discutindo a compreensão da bissexualidade enquanto identidade legítima, os atravessamentos que isto traz e de que maneira que este debate se insere na discussão ainda hegemônica de leitura de mundo em matrizes duas: hetero- e homonormativas. Trata-se de um ensaio teórico, a partir de duas dissertações de mestrado, tendo-se como referências teóricos os olhares da Teoria Queer e das Epistemologias Bissexuais. A forma como a bissexualidade, enquanto identidade, é vista atualmente, impacta em sua construção, de maneira que os processos de invisibilização e de marginalização retomam concepções e paradigmas não atuais, atuando enquanto fatores que propiciam o apagamento desta sexualidade dentro da comunidade LGBTQI+ e reforçando relações de poder excludentes a partir das matrizes hegemônicas: heterno- e homonormativas.Downloads
Referências
ADORNO, T. W.. O ensaio como forma. In: COHN, G. (Org.). Sociologia: Adorno. São Paulo: Ática, 1986. p. 167-187.
BUTLER, J. Bodies That Matter: On the Discursive Limits os “Sex”. Routledge: Nova Iorque e Londres, 1999.
BUTLER, J. Gender Trouble: Feminism and the Subversion os Identity. Routledge: Nova Iorque e Londres, 1990.
CAVALCANTI, C. D.. Visíveis e Invisíveis: práticas e identidade bissexual. Orientador: Prof. Remo Mutzenberg. 2007. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
GÓMEZ, J. P. P.; ARENAS, Y.. Development of Bisexual Identity. Ciência & Saúde Coletiva, [Internet], v. 24, n. 5, p. 1669-1678, maio 2019.
LEWIS, E. S.. "Não é uma fase": construções identitárias em narrativas de ativistas LGBT que se identificam como bissexuais. Orientadora: Profa. Liliana Cabral Bastos. 2012. 267 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-graduação em Letras, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
MENEGHETTI, F. K.. O que é um Ensaio-Teórico? RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, p.320-332, mar./abr. 2011.
MORAES, R.. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, [on-line], v. 9, n. 2, p.191-211, 2003.
POLICARPO, V. M. N. M.. Para lá da heteronorma: subjetivação e construção da identidade sexual. Revista Estudos Feministas, [Internet], v. 24, n. 2, p. 541-562, ago. 2016.
SANTOS, C. G. C. P. et al. Da invisibilidade ao reconhecimento: experiência de roda de conversa e validação da bissexualidade em São Paulo. BIS, [Internet], v. 19, n. 2, p. 1669-1678, dez 2018.
SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. 14. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2020 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelas pessoas autoras, na qualidade de titulares do direito de autoria do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, as pessoas autoras, ao procederem à submissão do(s) artigo(s) à Revista e, por conseguinte, à cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remuneradas pela publicação de seu manuscrito no periódico, independentemente da seção.
A Revista encontra-se licenciada sob a Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
No ato da submissão de seus artigos à REBEH, as pessoas autoras automaticamente aceitam e concordam expressamente com os termos da licença, que se aplica a todos os manuscritos publicados por esta Revista.

