Um passo a mais para entendermos a leitura crítica: notícia, gênero, sexualidade e educação

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DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.10766


Resumo

Este artigo, resultante de um trabalho de conclusão de curso em Letras pela UFPE, disserta sobre a importância da leitura crítica na formação de indivíduos autônomos/as. Buscamos aplicar, em um material didático, o que os Parâmetros Curriculares para a educação básica de língua portuguesa do Estado de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2012) orientam sobre esse tema e, aqui, apresentarmos alguns fundamentos teóricos e resultados obtidos desse processo. A aplicação didática teve como objeto de estudo o gênero notícia, por meio de 5 textos noticiosos publicados no jornal Folha de S. Paulo, nos anos de 2016 e 2017, sobre a vivência de pessoas de gênero e sexualidade dissidentes. Almejamos, especificamente, refletir sobre a formação de alunos/as que sejam capazes de compreender a importância de uma leitura formadora da própria autonomia e que respeitem e deem visibilidade às vivências dessas pessoas marginalizadas por gênero e sexualidade. Os diálogos teóricos que estabelecemos se apoiam em Solé (1998) e em Silva (1985; 2009) para dissertar sobre leitura, leitura crítica e o ensino de leitura; em Melo (2013) e no Manual da Folha (2007) para compreensão do gênero notícia, seus aspectos discursivos e reflexões sobre visibilidade de sujeitos; e em Miskolci (2015) e Butler (2008; 2017) à discussão acerca da vivência de pessoas de gênero e sexualidade abjetificados. Consideramos este artigo indispensável para discutir e refletir sobre leitura, ensino-aprendizagem-avaliação, discurso jornalístico, criticidade, respeito às diferenças de gênero e sexualidade e combate às violências sofridas pelo grupo de pessoas que evidenciamos neste trabalho.

Biografia do Autor

  • Richard Fernandes, Pós-Graduando em Estudos de Gêneros, Universidade Federal de Pernambuco

    Pós-Graduando em Estudos de Gêneros e graduado em Licenciatura em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco. Membro do Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais, vinculado à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Interessado pelos estudos queer e as interseções com os estudos da linguagem, áreas nas quais desenvolve pesquisa.

  • Iran Ferreira de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Desenvolve atividades acadêmicas sob os paradigmas dos estudos de interface entre gênero, sexualidade e linguagem, dos estudos críticos do discurso e da linguística aplicada ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa como idioma materno. Atualmente, é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde leciona no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Nesta mesma universidade, coordena o Núcleo de Estudos Queer e Decoloniais.

  • Gláucia Renata Pereira do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestre e doutora em Letras na área de concentração em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco, Gláucia é Professora Associada de Língua Portuguesa do Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Desenvolve pesquisas sobre gramática e ensino da Língua Portuguesa, sobre gramática da LIBRAS, sobre ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas e sobre Historiografia da Linguística.

Referências

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Publicado

01-03-2021

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre

Como Citar

Um passo a mais para entendermos a leitura crítica: notícia, gênero, sexualidade e educação. (2021). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(11), 253-279. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.11.10766