A Transexualidade como Terceiro Sexo e a Divindade às hijras: religião, violência e Estado

Autores

Resumo

A percepção sobre diferentes identidades de gênero vem sendo objeto de um forte debate nos fóruns de discussão das Ciências Sociais. Em diversas sociedades não-ocidentais, a identidade de gênero é baseada e construída a partir de uma experiência sagrada e mítica que perpassa as dicotomias do mundo ocidental. Um exemplo são as hijras, comunidade considerada como o “terceiro sexo” que vivem na região do antigo subcontinente indiano. O objetivo deste artigo é apresentar como essa comunidade vem sendo vista na literatura internacional, além de expor a luta pelo reconhecimento de seus direitos fundamentais enquanto cidadãs de Estados nacionais que dialogam entre fundamentalismo e laicidade. A partir de uma revisão bibliográfica, da análise de textos legais e de pesquisa em diversos canais de comunicação indianos e internacionais, discorro aqui sobre a trajetória de uma comunidade que até hoje vive em um espaço cujos limites são a religião, o Estado e a violência.

Biografia do Autor

Otávio Amaral da Silva Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Anthropologie Sociale et Culturelle/Ethnologie pela Aix-Marseille Université, com financiamento de pesquisa do Ministère de l'Europe et des Affaires Étrangères da França. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas e em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Pesquisador colaborador do Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos, departamento de Antropologia e Arqueologia, Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Dossiê Temático: Teoria Social Crítica e LGBTI