Festa, política e o corpo na rua: Uma antropologia visual da Parada da Diversidade de Cuiabá nos 50 anos de Stonewall
DOI:
10.31560/2595-3206.2019.7.10116Resumo
Realizada desde 2003 na cidade de Cuiabá, a Parada da Diversidade reúne milhares de pessoas pelas ruas da cidade, num misto de festa e manifestação política. Herdeiras da batalha de Stonewall, as paradas fazem parte da paisagem brasileira, há mais de 20 anos, na luta por igualdade e direitos sociais. Se apresentando como um evento que simultaneamente tem o caráter de reivindicação política, visibilidade, festa e performance, a Parada de Cuiabá se tornou nos últimos anos um dos focos de pesquisas do Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPlus), culminando na exposição que será aqui relatada. As fotografias são parte dos resultados dos projetos de pesquisa “Homossexualidades, preconceitos e discriminações. A construção social do gênero no universo LGBT da Grande Cuiabá” e da pesquisa de pós-doutorado “Gênero, performance e audiovisualidades: uma antropologia urbana de movimentações sociais e territorialidades políticas no contemporâneo” e pretendem abordar a trajetória das paradas da Diversidade de Cuiabá, as reivindicações políticas e a construção das performances.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.