SUSTAINABLE DEVELOPMENT PRINCIPLES INTEGRATION INTO EDUCATIONAL CURRICULA: IMPLICATIONS AND PROSPECTS
DOI:
https://doi.org/10.31413/nat.v13i2.19448Palavras-chave:
environmental education, critical thinking, education for sustainable development, educational program, training of future teachers, social responsibility, sustainable developmentResumo
A educação desempenha um papel fundamental na formação de uma sociedade capaz de alcançar um desenvolvimento sustentável. Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (Objectivos Globais), adoptados pela ONU em 2015, prevêem a implementação de um plano ambicioso para ultrapassar os principais problemas da humanidade até 2030. A consecução dos Objectivos exige um equilíbrio entre as componentes económica, social e ambiental. Por conseguinte, a aplicação dos princípios básicos do desenvolvimento sustentável (DS) na educação para o desenvolvimento efetivo da humanidade é um problema urgente, tanto teórico como prático. Afinal, é graças à educação que se forma a personalidade de uma pessoa, os seus laços sociais, a compreensão de si própria e do seu lugar na sociedade, e se realiza pessoal e profissionalmente. O artigo tem como objetivo destacar os desenvolvimentos científicos teóricos relacionados com as questões do DS e as suas especificidades na esfera educativa, bem como os passos práticos relacionados com a implementação dos objectivos e princípios do DS, integrando-os no processo educativo e nos programas educativos. O objeto de estudo foram trabalhos científicos relacionados com o desenvolvimento sustentável, documentos que contêm uma descrição e interpretação do conceito de DS, a sua necessidade e formas de implementação. A atenção centra-se em casos práticos, em particular no exemplo da Grã-Bretanha e da Alemanha. A escolha dos países deve-se, em primeiro lugar, às suas tradições educativas de longa data, em segundo lugar, à implementação do DS a nível estatal, abrangendo todas as esferas da sociedade, que é o que o DS exige, em terceiro lugar, à importância destes países para a Ucrânia no decurso da guerra russo-ucraniana. A base metodológica da investigação é constituída pelos métodos de análise da literatura, o método de análise e síntese, o método estrutural-funcional e os estudos de caso. Em muitos países do mundo, a partir de 2015, iniciou-se um processo de transformação global nas instituições educativas de todos os níveis de ensino, de acordo com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e tendo em conta as tradições locais, os recursos humanos, as capacidades técnicas e tecnológicas e as políticas nacionais. Exemplos de implementação bem sucedida dos princípios do DS na esfera educacional, em particular, através da integração das metas e objectivos do DS nos programas educacionais e da sua implementação prática, combinando conhecimento teórico e casos práticos, são a Grã-Bretanha e a Alemanha. Uma condição importante para alcançar os objectivos do DS é a política do Estado. Em particular, na Grã-Bretanha e na Alemanha, foram desenvolvidas estratégias e plataformas relevantes; está em curso uma cooperação internacional ativa; estão a ser introduzidos métodos inovadores de aprendizagem e ensino; estão a ser envolvidos o Estado, as estruturas empresariais, as organizações da sociedade civil, etc. Entre os desafios gerais, podemos destacar: a sistematicidade na transformação da educação, a sua compreensão não como uma forma de transferência e aquisição passiva de conhecimentos, mas a sua construção e utilização criativa para resolver problemas; a integração da educação em todas as esferas da sociedade; a interação entre o ambiente educativo, as autoridades, a sociedade civil, a nível individual; o desenvolvimento de capacidades de pensamento crítico, de consciência ambiental, de responsabilidade social; disponibilidade de um número suficiente de professores que sejam, eles próprios, portadores brilhantes dos valores do desenvolvimento sustentável e dos seus efeitos para os que procuram educação; apoio das autoridades competentes e apoio material, técnico, tecnológico e financeiro; uma abordagem sistemática do planeamento, da aplicação e do acompanhamento de todas as formas de educação; motivação dos que procuram educação para uma posição de vida ativa, o desejo de viver numa sociedade democrática e num mundo ambientalmente seguro; abordagens interdisciplinares na combinação de disciplinas académicas. Tendo em conta a situação geopolítica, pode afirmar-se que é evidentemente difícil atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável até 2030, como inicialmente previsto. No entanto, a humanidade não tem atualmente qualquer alternativa, pelo que a transição para a filosofia do DS, de acordo com os seus objectivos e princípios no domínio da educação, continua a ser uma das condições para a sobrevivência da humanidade nesta fase de desenvolvimento.
Palavras-chave: educação ambiental; pensamento crítico; educação para o desenvolvimento sustentável; programa educativo; formação de futuros professores; responsabilidade social; desenvolvimento sustentável.
Referências
17 Goals to Transform Our World. Sustainable Development GOALS, n.d. Available at: <https://www.un.org/sustainabledevelopment/>. Accessed at: 7 April 2025.
17 Sustainable Development Goals. Global Compact Network Ukraine, n.d. Available at: <https://globalcompact.org.ua/tsili-stijkogo-rozvytku/>. Accessed at: 7 April 2025.
2023 SDG Summit. United Nations, n.d. Available at: <https://www.un.org/en/our-work/support-sustainable-development-and-climate-action>. Accessed at: 7 April 2025.
ABO-KHALIL, A. G. Integrating sustainability into higher education challenges and opportunities for universities worldwide. Heliyon, v. 10, n. 9, e29946, 2024. https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2024.e29946
AHARKOV, O.; PRISNIAKOVA, L.; HARETS, N.; VARAKUTA, M.; TARASEVYCH, I. Socio-psychological factors affecting sustainable development. E3S Web of Conferences, v. 587, e05008, 2024. https://doi.org/10.1051/e3sconf/202458705008
ANDREWS, N. Psychosocial factors influencing the experience of sustainability professionals. Sustainability Accounting Management and Policy Journal, v. 8, n. 6, p. 444–469, 2017. https://doi.org/10.1108/SAMPJ-09-2015-0080
BAC, D. P. A history of the concept of sustainable development: Literature review. Annals of the University of Oradea, Economic Science Series, v. 17, n. 2, p. 576-580, 2008.
BAIJU, P. V. Social development: environmental sustainability and social well-being. Rajagiri Journal of Social Development, v. 3, n. 2, p. 175-198, 2007.
BEECKEN, G. Integration of Sustainable Development Goals into the Educational Setting. International Refereed, Blind Peer-Reviewed & Open Access Research Journal, v. 11, n. 2, p. 1-7, 2022.
Bildung für nachhaltige Entwicklung bis 2030ю Bundesministerium für Bildung und Forschung, n.d. Available at: <https://www.bne-portal.de/bne/de/nationaler-aktionsplan/bildung-fuer-nachhaltige-entwicklung-bis-2030/bildung-fuer-nachhaltige-entwicklung-bis-2030.html/>. Accessed at: 7 April 2025.
Biodiversity and the 2030 Agenda for Sustainable Development. Technical Notes. Secretariat of the Convention on Biological Diversity,
World Trade Center. Montreal, Quebec, Canada. UNDP, December 12, 2016. Available at: <https://www.undp.org/publications/biodiversity-and-2030-agenda-sustainable-development/>. Accessed at: 7 April 2025.
BRATANICH, B.; KARPAN, I.; CHERNIKOVA, N.; MOTUZ, T.; LYSOKOLENKO, T. Conceptual principles of education for sustainable development. European Center of Sustainable Development, v. 9, n. 2, p. 99-114, 2020. https://doi.org/10.14207/ejsd.2020.v9n2p99
CHAKRABORTY, T.; NATARAJAN, A.; MISHRA, N.; GANGULY, M. Digitalization of Higher Education: Opportunities and Threats. Apple Academic Press, 2024. 404p. https://doi.org/10.1201/9781003412151
CHALMETA, R.; MOLLAR, M.; PERIS, G. Integrating the Objectives of Sustainable Development Into Teaching. In: EDULEARN20 Conference, Proceedings ... IATED, 2020. p. 171-175.
CIEPIELA, M.; NAGORNIUK, O.; SOBCZYK, V. Ecological Education as a Function of the International Idea of Sustainable Development. Journal of Education, Technology and Computer Science, v. 3, n. 33, p. 46-50, 2022. https://doi.org/10.15584/jetacomps.2022.3.4
DLOUHÁ, J.; POSPÍŠILOVÁ, M. Education for Sustainable Development Goals in public debate: The importance of participatory research in reflecting and supporting the consultation process in developing a vision for Czech education. Journal of Cleaner Production, v. 172, p. 4314-4327, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.06.145
DACKO, M.; MICKIEWICZ, P.; PLONKA, A. The role of education in shaping attitudes of academic Youth Towards Sustainable Development. European Research Studies Journal, v. XXIV, Special Issue 1, p. 187-197, 2021. https://doi.org/10.35808/ersj/2037
DUH, O.; TSYTSYURA, N.; GALAGAN, O. Peculiarities of the formation of knowledge about climate change among students. Ecological Sciences, v. 6, n. 39, p. 214-217, 2021. https://doi.org/10.32846/2306-9716/2021.eco.6-39.37
Education for Sustainable Development: curriculum and pedagogy. UWE Bristol, n.d. Available at: <https://www.uwe.ac.uk/about/values-vision-strategy/sustainability/education-for-sustainable-development/sustainability-in-our-curriculum-and-pedagogy>. Accessed at: 7 April 2025.
EGANA DEL SOL, P. A. Education for Sustainable Development: Strategies and Key Issues. In: W. Leal Filho et al. (Eds.), Quality Education, Encyclopedia of the UN Sustainable Development Goals. Springer, Cham, 2020. p. 1-15. https://doi.org/10.1007/978-3-319-95870-5_3
GROSSECK, G.; ȚIRU, L. G.; BRAN, R. A. Education for Sustainable Development: Evolution and Perspectives: A Bibliometric Review of Research, 1992–2018. Sustainability, v. 11, n. 21, e6136, 2019. https://doi.org/10.3390/su11216136
HORBACH, L.; RUBAN, O.; GUMENYUK, YA., 2024 Green economy and sustainable production in the context of globalization. Economy and Society, v. 59, p. 1-10, 2024. https://doi.org/10.32782/2524-0072/2024-59-8
IEA_International Association for the Evaluation of Educational Achievement, n.d. Available at: <https://www.iea.nl/>. Accessed at: 7 April 2025.
Indikatoren der UN-Nachhaltigkeitsziele. Klicken Sie auf die einzelsen Ziele, um die Indicatoren der UN-Nachhaltigkeitsziele für Deutschland aufzurufen. Destatis Statistischen Bundesamt, Ziele für Nachhaltige Entwicklung, n.d. Available at: <https://sdg-indikatoren.de/>. Accessed at: 7 April 2025.
Innovative learning technologies in the context of modernization of modern education. Ed. L. Rebukha. Ternopil: WUNU, 2022. Available at: <http://dspace.wunu.edu.ua/handle/316497/48105/>. Accessed at: 7 April 2025.
KARPAN, I. Philosophical analysis of the conceptual foundations of education for sustainable development. Bulletin of the Dnipro Academy of Continuing Education. Philosophy. Pedagogy, v. 1, n. 1, p. 36-41, 2021. https://doi.org/10.54891/2786-7005-2021-1-6
KHMELEVSKA, O. Education for Sustainable Development: Content and Institutions. Demography and Social Economy, v. 1, n. 32, p. 29-42, 2018.
KHREBET, O. Net Zero Emissions: What is it and why is it so important for the climate and the planet? Mirror of the week, 2020, September 28. Available at: <https://zn.ua/ukr/WORLD/chisti-nulovi-vikidi-shcho-tse-i-chomu-tse-tak-vazhlivo-dlja-klimatu-i-planeti.html>. Accessed at: 7 April 2025.
KORDAS, O.; MULDER, K.; NIKIFOROVICH, E.; SEGALÀS, J.; PASICHNY, A.; PEREVERZA, K. Advancing ESD in Ukraine: From awareness to orientation towards long-term thinking and societal needs. In: Conference: Engineering Education for Sustainable Development. Cambridge, 2013. P. 317-325.
KORENEVA, I. The phenomenon of “Education for Sustainable Development”: the essence and modern features of the concept. Ukrainian Pedagogical Journal, v. 2, p. 113-123, 2018.
KYSELOVA, K. How universities for adults work in Germany. Osvitoria Media, 2019. Available at: <https://osvitoria.media/experience/yak-pratsyuyut-universytety-dlya-doroslyh-u-nimechchyni/>. Accessed at: 7 April 2025.
LAURIE, R.; YUKO, N.-T.; McKEOWN, R.; HOPKINS, C. Contributions of Education for Sustainable Development (ESD) to Quality Education: A Synthesis of Research. Journal of Education for Sustainable Development, v. 10, n. 2, p. 226-242, 2016. https://doi.org/10.1177/0973408216661442
MAKHROUT, S.; AIT HBIBI, A. Sustainable development: the history and evolution of a concept. Revue Internationale de la Recherche Scientifique, v. 1, n. 4, p. 497-509, 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.8156763
McKEOWN, R. Education for sustainable development toolkit. UNESCO. UNESDOC. Digital library, 2002. Available at: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000152453/>. Accessed at: 7 April 2025.
McKEOWN, R.; DOWN, L. A Critical Reflection on Online Teaching for Sustainability. Sustainability, v. 14, n. 21, e13905, 2022. https://doi.org/10.3390/su142113905
McKEOWN, R.; NOLET, V. Schooling for sustainable development in Canada and the United States. Springer, 2013. 344p. https://doi.org/10.1007/978-94-007-4273-4
MRÓZ, A.; TOMCZYK, Ł.; Walotek-ŚCIAŃSKA, K.; OCETKIEWICZ, I. Teachers’ knowledge on education for sustainable development – Polish context. Croatian Journal of Education, v. 20, n. 3, p. 1001-1028, 2018. https://doi.org/10.15516/cje.v20i3.3252
MSc Sustainable Development in Practice at UWE. UWE Bristol, August 7, 2012. YouTube. Available at: <https://www.youtube.com/watch?v=buBj2mYM_lQ/>. Accessed at: 7 April 2025.
Nationale Auszeichnung – Bildung für nachhaltige Entwicklung. Bundesministerium für Bildung und Forschung, n.d. Available at: <https://www.bne-portal.de/bne/de/bundesweit/auszeichnungen/auszeichnungen.html/>. Accessed at: 7 April 2025.
NP BNE_Nationale Plattform BNE. Bundesministerium für Bildung und Forschung, n.d. Available at: <https://www.bne-portal.de/bne/de/bundesweit/gremien/nationale-plattform/nationale-plattform.html/>. Accessed at: 7 April 2025.
Nationaler Aktionsplan. Bundesministerium für Bildung und Forschung, n.d. Available at: <https://www.bne-portal.de/bne/de/nationaler-aktionsplan/nationaler-aktionsplan.html/>. Accessed at: 7 April 2025.
O'FLAHERTY, J.; LIDDY, M. The impact of development education and education for sustainable development interventions: A synthesis of research. Environmental Education Research, v. 24, n. 7, p. 1031-1049, 2017. https://doi.org/10.1080/13504622.2017.1392484
PRANDELLI, M.; RIZZOLI, V.; TOLUSSO, E. The sustainable challenge: Where does social psychology stand in achieving the sustainable development goals? British Journal of Social Psychology, v. 64, n. 2, e12822, 2024. https://doi.org/10.1111/bjso.12822
RADKEVYCH, V. Sustainable development of vocational education based on public-private partnership. Innovative vocational education. Professional education in the context of sustainable development of society: a monograph, v. 6, n. 19, p. 10-32, 2024. Available at: <https://surli.cc/okitqi/>. Accessed at: 7 April 2025.
RAO, M. Pedagogical concerns and challenges of education for sustainable development. Journal of Humanities and Social Science, v. 19, n. 5, p. 30-35, 2014. https://doi.org/10.9790/0837-19543035
Resolution adopted by the General Assembly on September 29, 2023. United Nations. Available at: <https://docs.un.org/en/A/RES/78/1/>. Accessed at: 7 April 2025.
SCHERER, L.; BEHRENS, P.; KONING, de A.; HEIJUNGS, R.; SPRECHER, B.; TUKKER, A. Trade-offs between social and environmental Sustainable Development Goals. Environmental Science & Policy, v. 90, p. 65-72, 2018. https://doi.org/10.1016/j.envsci.2018.10.002
Schwerpunkte der Bundesregierung. Die Bundesregierung, n.d. Available at: <https://www.bundesregierung.de/breg-de/schwerpunkte-der-bundesregierung/>. Accessed at: 7 April 2025.
SEMENETS-ORLOVA, I.; KLOCHKO, A.; TERESHCHUK, O.; DENISOVA, L.; NESTOR, V.; SADOVYI, S. Special aspects of educational managers’ administrative activity under conditions of distance learning. Journal of Curriculum and Teaching, v. 11, n. 1, p. 286-297, 2022. https://doi.org/10.5430/JCT.V11N1P286
SINAKOU, E.; BOEVE-DE PAUW, J.; GOOSSENS, M.; Van PETEGEM, P. Academics in the field of Education for Sustainable Development: Their conceptions of sustainable development. Journal of Cleaner Production, v. 184, p. 321-332, 2018. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.02.279
SINGLETON, J. Relationship with place: a transformative and sustainable pedagogy for the planet. Academy of Environmental Sciences and Sustainability, v. 1, n. 1, 2024. https://doi.org/10.20935/AcadEnvSci7269
SOKHAN, I.; GONCHARENKO, A.; DYATLENKO, N. Development of educational programs for sustainable development in post-war Ukraine: strategies and challenges. Pedagogical Academy: Scientific Notes, v. 6, n. 29, p. 1-14, 2024. https://doi.org/10.5281/zenodo.12602987
STRANGE, T.; BAYLEY, A. Sustainable Development, Linking Economy, Society, Environment. OECD Publishing, 2008. 146p. https://doi.org/10.1787/9789264055742-en
STRÜBEL, J.; GOSWAMI, S.; KANG, J.; LEGER, R. Improving society and the planet: sustainability and fashion post-pandemic. Journal of Psychology in Africa, v. 15, n. 17, e12846, 2023. https://doi.org/10.3390/su151712846
Sustainability and climate change: a strategy for the education and children's services systems. GOV.UK. Department for Education, 2023. Available at: <https://www.gov.uk/government/publications/sustainability-and-climate-change-strategy/sustainability-and-climate-change-a-strategy-for-the-education-and-childrens-services-systems#initiatives-to-drive-the-strategy/>. Accessed at: 7 April 2025.
Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations. Resolution adopted by the General Assembly, 2015. Available at: <https://www.undp.org/ukraine/publications/transforming-our-world-2030-agenda-sustainable-development/>. Accessed at: 7 April 2025.
VNUKOVA, N.; SOTSKA, G. Transforming education to achieve the Sustainable Development Goals – 2030: a new pedagogical paradigm. Bulletin of the UNESCO Department “Continuing Professional Education of the 21st Century”, v. 7, p. 6-21, 2023.
Vom Projekt zur Struktur. Projekte, Maaschen und Kommunen der UN-Dekade “Bildung für nachhaltige Entwicklung”. Bundesministerium für Bildung und Forschung, n.d. Available at: <https://www.bne-portal.de/bne/shareddocs/downloads/files/duk-vom-projekt-zur-struktur.html#download=1/>. Accessed at: 7 April 2025.
VORONINA, Y.; LOPUSHYNSKYI, I.; GRECHANYK, B.; (...); KONDUR, A.; AKIMOV, O. Economic and environmental component in the field of sustainable development management. Quality - Access to Success, v. 25, n. 201, p. 7-14, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Nativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de a aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A artigos publicados nessa revista, podem ser reproduzidos parcialmente ou utilizados como referência por outros autores, desde que seja cita a fonte, ou seja, a Revista Nativa.
Copyright for articles published in this journal are the authors, with first publication rights granted to the journal. The journal shows open access, and articles are free to use, with proper attribution, in educational and non-commercial.
The articles published in this journal may be reproduced in part or used as a reference by other authors, provided that the source is quoted.


