BALANÇO AMBIENTAL SKINNERIANO: REFORÇO E PUNIÇÃO COMO GANHOS E PERDAS E REGISTRO DIGITAL
DOI:
10.31413/nat.v11i3.15891Palavras-chave:
Natureza, Sociedade, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Educação AmbientalResumo
Este estudo teve como objetivo estabelecer valores e referências, pelo método de observação indutiva, com base nas ações humanas em relação ao meio ambiente, assim como da natureza em relação aos diversos tipos de ambientes. O propósito foi criar uma base para futuros registros ambientais digitais eficazes e sensíveis, com tecnologia apropriada, que considerem a perspectiva humana ou da natureza. Para essa definição lógica, utilizando a teoria comportamental skinneriana, foram considerados os conceitos de reforço e punição positivos e negativos, para explorar diversas ocorrências e suas consequências socioambientais. Por se tratar de uma teoria baseada em ações antropogênicas e ocorrências naturais, que repercutem na sociedade e no meio ambiente, causando ganhos e perdas, aprendizados e traumas, consideramos as características particulares de cada agente, humano e natureza, sem rotulagens, números singulares, abstrações generalizadas ou atribuições antropomórficas. Dessa forma, chegamos ao que chamamos de "ganhos e perdas skinnerianos" (GPs), que estabelecem valores e simbologias que podem ser registrados, definindo um equilíbrio ambiental com até dezesseis atribuições, quatro para cada agente responsável em relação ao afetado, ou seja, humano ou natureza, para o meio ambiente ou sociedade.
Palavras-chave: natureza; sociedade; meio ambiente; sustentabilidade; educação ambiental.
Skinnerian environmental balance: reinforcement and punishment as gains and losses and digital record
ABSTRACT: This study aimed to establish values and references through the method of inductive observation, based on human actions in relation to the environment, as well as nature's interactions within various types of environments. The purpose was to create a foundation for future effective and sensitive digital environmental records, utilizing appropriate technology, that considers the human or natural perspective. For this logical definition, employing the Skinnerian behavioral theory, concepts of positive and negative reinforcement and punishment were considered to explore various occurrences and their socio-environmental consequences. As this theory is rooted in anthropogenic actions and natural events, impacting society and the environment, causing gains and losses, learning, and traumas, the particular characteristics of each agent, human and nature, were considered without labels, singular numbers, generalized abstractions, or anthropomorphic attributions. In this manner, we arrived at what we refer to as "Skinnerian gains and losses" (GPs), which establish values and symbolisms that can be recorded, defining an environmental balance with up to sixteen attributions, four for each responsible agent in relation to the affected, namely, human or nature, environment, or society.
Keywords: nature; society; environment; sustainability; environmental education.
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