Comparação nas análises da acurácia vertical entre os Modelos Digitais de Elevação Nasadem, SRTM, AW3D30 e Copernicus DEM para o estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Acurácia altimétrica, Modelo digital de elevação, PEC-PCDResumo
Este trabalho avalia à acurácia vertical dos modelos digitais de elevação (MDEs) AW3D30, NASADEM, SRTM e COPERNICUS-DEM (COP-30), com resolução espacial de 30m, no território do Estado do Rio Grande do Sul. A base de referência de avaliação compõe as estações de referência de nível (RRNN) fornecida pela rede altimétrica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, obtidas pelo Sistema Geodésico Brasileiro. A metodologia desta pesquisa seguiu as seguintes etapas: I) compatibilização do Datum vertical dos MDEs em EGM2008 utilizando o serviço do ICGEM (International Centre for Global Gravity Field Models); II) filtragem das 2957 RRNN fornecidas pelo IBGE para a totalidade do território do Rio Grande do Sul e obtenção de um montante de 894 pontos homólogos entre os quatros MDEs, utilizando os dados do SGB; ; III) avaliação da acurácia vertical, realizada a partir de análise estatística e apreciação das resultantes com base no Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC/PCD), a aferição de acurácia das RRNN junto aos DEMs em programação Python. Conclui-se que: I) houve aderência dos MDEs junto as RRNN, embora os MDEs avaliados sejam oriundos de diferentes sistemas orbitais de sensoriamento remoto; II) em termos de acurácia vertical e variabilidade dos dados, os MDEs apresentaram resultados expressivamente similares, portanto, ambos compatíveis para uso em estudos que necessitem análises de relevo em contextos regionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista