Percepções de Docentes de Geografia sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em uma cidade localizada na Região Central do RS
Palavras-chave:
Estudantes com Deficiência, Educação Inclusiva, Ensino de Geografia, Ensino Regular, Professores de GeografiaResumo
O caminho para um Ensino de Geografia de qualidade, significativo e inclusivo se constrói por meio das incessantes discussões em torno de seus avanços, retrocessos e impasses. Por isso, o objetivo deste artigo foi apurar as percepções dos docentes de Geografia que lecionam em escolas do município situado na região central do RS sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas dessa componente curricular e nas instituições que trabalham. Para tanto, utilizou-se de entrevistas para o levantamento de dados e da abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados. Assim, constatou-se que a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Geografia da área de estudo ainda é interpretada como um grande desafio. Segundo os docentes, falta infraestrutura e incentivo para um atendimento adequado de todos os estudantes, não somente os com deficiência, tendo em vista suas cargas-horárias e a significativa burocracia em conseguir apoio dos serviços da educação especial, bem como número elevado de alunos em sala de aula. Quando se fala de educação inclusiva se percebe que a relação entre família e escola deve ser considerada, pois muitos pais e/ou responsáveis ainda não aceitam e compreendem as diferenças, como avaliaram os participantes. Por tais motivos, a inclusão ainda se coloca como um desafio. Os docentes reconhecem a urgente demanda de pensar a inclusão e estratégias pedagógicas adequadas a inserção de todos os estudantes e esperam que tais desafios sejam superados e que os estudantes sejam realmente incluídos e não meramente integrados em sala de aula.
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