Percepções de Docentes de Geografia sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em uma cidade localizada na Região Central do RS

Autores/as

Palabras clave:

Estudantes com Deficiência, Educação Inclusiva, Ensino de Geografia, Ensino Regular, Professores de Geografia

Resumen

O caminho para um Ensino de Geografia de qualidade, significativo e inclusivo se constrói por meio das incessantes discussões em torno de seus avanços, retrocessos e impasses. Por isso, o objetivo deste artigo foi apurar as percepções dos docentes de Geografia que lecionam em escolas do município situado na região central do RS sobre o processo de inclusão de alunos com deficiência nas aulas dessa componente curricular e nas instituições que trabalham. Para tanto, utilizou-se de entrevistas para o levantamento de dados e da abordagem qualitativa na análise e discussão dos resultados. Assim, constatou-se que a inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Geografia da área de estudo ainda é interpretada como um grande desafio. Segundo os docentes, falta infraestrutura e incentivo para um atendimento adequado de todos os estudantes, não somente os com deficiência, tendo em vista suas cargas-horárias e a significativa burocracia em conseguir apoio dos serviços da educação especial, bem como número elevado de alunos em sala de aula. Quando se fala de educação inclusiva se percebe que a relação entre família e escola deve ser considerada, pois muitos pais e/ou responsáveis ainda não aceitam e compreendem as diferenças, como avaliaram os participantes. Por tais motivos, a inclusão ainda se coloca como um desafio. Os docentes reconhecem a urgente demanda de pensar a inclusão e estratégias pedagógicas adequadas a inserção de todos os estudantes e esperam que tais desafios sejam superados e que os estudantes sejam realmente incluídos e não meramente integrados em sala de aula.

Biografía del autor/a

Lucian Armindo da Silva Brinco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui Graduação (Licenciatura Plena) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM.

Natália Lampert Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia (Licenciatura Plena e Bacharelado) da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM. Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. 

Vanessa Cristina Paulino, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007), Especialização em Formação em Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará (2011) mestrado (2010) e doutorado (2017) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como professora de Educação Especial e como Chefe da Divisão de Educação Especial no município de São Carlos e Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria - RS. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do Curso de Licenciatura em Educação Especial da UFSCar.

Mauro Kumpfer Werlang, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professor Titular do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM. 

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Armindo da Silva Brinco, L. ., Lampert Batista, N. ., Paulino, V. C. ., & Kumpfer Werlang, M. . (2024). Percepções de Docentes de Geografia sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência em uma cidade localizada na Região Central do RS. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–15. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17275

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas