Discursos e Projetos: O Texto da Geografia no Currículo Nacional

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Geografia Escolar, Curriculo

Resumo

O presente artigo trata do texto da Geografia escrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com base na perspectiva de Mariano Narodowski (1994), observamos as linhas que orientam essa proposta de Geografia, levando em conta a sua relação com as orientações das políticas de educação em curso, no Brasil. Nossa análise leva em conta o contexto das políticas e os discursos a elas articulados. Apoiados em Ernesto Laclau (2011) e Pierre Bourdieu & Loïc Wacquant (2000), procuramos identificar os elementos que sustentam esses discursos, tanto nas políticas, de maneira geral, quanto nos textos específicos da proposta de Geografia, na BNCC. Inicialmente, situamos o contexto de produção das políticas e os discursos sobre e na BNCC. Em um segundo momento, analisamos o texto de Geografia, no documento, com a intenção de compreender o seu conteúdo e a sua forma como proposta. Com isso, também abordamos os debates conceituais e internos ao campo, para identificar os projetos de sociedade, de docência e de sujeitos, inscritos no texto escrito de Geografia. Verificamos que a Geografia da BNCC dialoga com as mesmas racionalidades, os mesmos projetos e demandas que orientam as atuais políticas de educação.

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Marques, R., & Giordani, A. (2022). Discursos e Projetos: O Texto da Geografia no Currículo Nacional. Revista Geoaraguaia, 12(especial), 62–79. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/13551