Material cartográfico bilingüe Libras/Portugués

primeros resultados del análisis de las producciones académicas

Autores/as

  • Danielle Pereira Cintra daniellecintra@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Ludmila Veiga Faria Franco ludmilaveiga@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0003-2596-4730

Palabras clave:

Enseñanza de la Geografía, Libras, Cartografía escolar, Escuela primaria, Sordera

Resumen

Considerando a importância do ensino de Geografia e da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento das habilidades espaciais primordiais a todo cidadão e a precisão de oferecer aos alunos surdos materiais cartográficos capazes de atender às suas necessidades linguísticas específicas, o presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a produção de material cartográfico para estudantes surdos. O levantamento foi realizado na plataforma Google Acadêmico e os resultados foram analisados por meio de leitura exploratória e leitura seletiva. Desta forma, foram prospectados 23 trabalhos que trazem propostas de materiais cartográficos, publicados entre 2011 e 2023. O formato de publicação mais frequentes foi de artigo e dissertação. Os autores dos trabalhos selecionados concordam que a utilização de recursos visuais, bem como da linguagem cartográfica auxiliam na construção do raciocínio geográfico, mas admitem que ainda há carência materiais cartográficos mais adequados às necessidades dos alunos surdos. A partir da continuidade da pesquisa, pretende-se constatar as lacunas a serem preenchidas em termos de produção de material cartográfico a fim de melhor atender à comunidade surda.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

Pereira Cintra, D., & Veiga Faria Franco, L. (2024). Material cartográfico bilingüe Libras/Portugués: primeros resultados del análisis de las producciones académicas. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–17. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17971

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas