Material cartográfico bilíngue Libras/ Língua portuguesa: primeiros resultados da análise das produções acadêmicas
first results of academic productions analysis
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Libras, Cartografia Escolar, Ensino Fundamental, SurdezResumo
Considerando a importância do ensino de Geografia e da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento das habilidades espaciais primordiais a todo cidadão e a precisão de oferecer aos alunos surdos materiais cartográficos capazes de atender às suas necessidades linguísticas específicas, o presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a produção de material cartográfico para estudantes surdos. O levantamento foi realizado na plataforma Google Acadêmico e os resultados foram analisados por meio de leitura exploratória e leitura seletiva. Desta forma, foram prospectados 23 trabalhos que trazem propostas de materiais cartográficos, publicados entre 2011 e 2023. O formato de publicação mais frequentes foi de artigo e dissertação. Os autores dos trabalhos selecionados concordam que a utilização de recursos visuais, bem como da linguagem cartográfica auxiliam na construção do raciocínio geográfico, mas admitem que ainda há carência materiais cartográficos mais adequados às necessidades dos alunos surdos. A partir da continuidade da pesquisa, pretende-se constatar as lacunas a serem preenchidas em termos de produção de material cartográfico a fim de melhor atender à comunidade surda.
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