Bilingual Libras/Portuguese cartographic materia
first results of academic productions analysis
Keywords:
Geography Teaching, Libras, School Cartography, Elementary School, DeafnessAbstract
Considerando a importância do ensino de Geografia e da alfabetização cartográfica para o desenvolvimento das habilidades espaciais primordiais a todo cidadão e a precisão de oferecer aos alunos surdos materiais cartográficos capazes de atender às suas necessidades linguísticas específicas, o presente estudo teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a produção de material cartográfico para estudantes surdos. O levantamento foi realizado na plataforma Google Acadêmico e os resultados foram analisados por meio de leitura exploratória e leitura seletiva. Desta forma, foram prospectados 23 trabalhos que trazem propostas de materiais cartográficos, publicados entre 2011 e 2023. O formato de publicação mais frequentes foi de artigo e dissertação. Os autores dos trabalhos selecionados concordam que a utilização de recursos visuais, bem como da linguagem cartográfica auxiliam na construção do raciocínio geográfico, mas admitem que ainda há carência materiais cartográficos mais adequados às necessidades dos alunos surdos. A partir da continuidade da pesquisa, pretende-se constatar as lacunas a serem preenchidas em termos de produção de material cartográfico a fim de melhor atender à comunidade surda.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Geoaraguaia poderá solicitar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua. Se necessário, alguns ajustes normativos podem ser feitos pela revista, porém respeitando o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.