Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado:Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado: Estudo de caso de um estudante autista em uma escola de tempo integral de Fortaleza

Autores/as

  • Alexandrino da Costa Oliveira xandoce@hotmail.com
    Secretaria Municipal de Fortaleza
  • Maria Lucileide Henrique Lopes lucijfsrm@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza https://orcid.org/0009-0004-9318-9881

Palabras clave:

inclusão, autismo, atendimento educacional especializado, educação, ensino de geografia

Resumen

O presente manuscrito tem como objetivo discutir sobre educação geográfica e inclusão e  apresentar as práticas de pedagógica aplicadas pelo professor de Geografia da sala de aula comum bem como pela professora do Atendimento Educacional Especializado - AEE junto ao  aluno autista do 8º ano de uma Escola Municipal de Tempo Integral de Fortaleza no Ceará, a metodologia consistiu em um estudo de caso sobre um aluno autista,  a partir da observação direta de como estudante realiza e compreende as atividades que lhe são propostas bem como o análise do relatório de habilidades que é realizado pelos professores da sala de aula comum em parceria com o professor do AEE, fizemos ainda uma pesquisa bibliográfica onde fizemos uso de artigos e documentos que serviram de referência para o artigo, com as informações sobre a quantidades de  alunos com deficiência e o rendimento das turmas de 8º ano serviram de base para a elaboração dos  gráficos bem como suas analises, nos resultados e discussões relatamos e analisamos algumas atividades pedagógica  realizadas com o aluno no âmbito da educação geográfica.

Biografía del autor/a

Maria Lucileide Henrique Lopes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora Pedagoga da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com atuação na sala de recurso multifuncional.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

da Costa Oliveira, A., & Henrique Lopes, M. L. . (2024). Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado:Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado: Estudo de caso de um estudante autista em uma escola de tempo integral de Fortaleza. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–15. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17546

Número

Sección

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas