Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado:Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado: Estudo de caso de um estudante autista em uma escola de tempo integral de Fortaleza

Autores

  • Alexandrino da Costa Oliveira xandoce@hotmail.com
    Secretaria Municipal de Fortaleza
  • Maria Lucileide Henrique Lopes lucijfsrm@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza https://orcid.org/0009-0004-9318-9881

Palavras-chave:

inclusão, autismo, atendimento educacional especializado, educação, ensino de geografia

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo discutir sobre educação geográfica e inclusão e  apresentar as práticas de pedagógica aplicadas pelo professor de Geografia da sala de aula comum bem como pela professora do Atendimento Educacional Especializado - AEE junto ao  aluno autista do 8º ano de uma Escola Municipal de Tempo Integral de Fortaleza no Ceará, a metodologia consistiu em um estudo de caso sobre um aluno autista,  a partir da observação direta de como estudante realiza e compreende as atividades que lhe são propostas bem como o análise do relatório de habilidades que é realizado pelos professores da sala de aula comum em parceria com o professor do AEE, fizemos ainda uma pesquisa bibliográfica onde fizemos uso de artigos e documentos que serviram de referência para o artigo, com as informações sobre a quantidades de  alunos com deficiência e o rendimento das turmas de 8º ano serviram de base para a elaboração dos  gráficos bem como suas analises, nos resultados e discussões relatamos e analisamos algumas atividades pedagógica  realizadas com o aluno no âmbito da educação geográfica.

Biografia do Autor

Maria Lucileide Henrique Lopes, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Professora Pedagoga da Prefeitura Municipal de Fortaleza, com atuação na sala de recurso multifuncional.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

da Costa Oliveira, A., & Henrique Lopes, M. L. . (2024). Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado:Educação geográfica, inclusão e o atendimento educacional especializado: Estudo de caso de um estudante autista em uma escola de tempo integral de Fortaleza. Revista Geoaraguaia, 14(Especial), 1–15. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/geo/article/view/17546

Edição

Seção

Dossiê Inclusão na Educação Geográfica: teorias e práticas